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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ISARH
  4. ISARH - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2020-05-26T23:01:18Z-
dc.date.available2020-05-26T23:01:18Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ruth Helena Cristo. Mulheres amazônidas e sua relação com empresas de biocomésticos: entre novas ruralidades e velhas concepções de gênero. In: ENCONTRO DE REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO, 20., Salvador, BA. Anais [...]. Salvador: REDOR, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1004. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.issn2674-8932-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1004pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherXX REDORen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectOrganização socialen_US
dc.subjectMulheres - Amazôniaen_US
dc.subjectBiocosméticos - Empresas - Amazôniaen_US
dc.subjectComunidades rurais - Amazôniaen_US
dc.subjectPriprioca - Paráen_US
dc.subjectCyperus articulatus L. - Paráen_US
dc.subjectBiocosméticos - Paráen_US
dc.subjectBiocosméticos - Amazôniaen_US
dc.titleMulheres amazônidas e sua relação com empresas de biocomésticos: entre novas ruralidades e velhas concepções de gênero.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202019164727992pt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, Ruth Helena Cristo-
dc.description.resumoO objetivo geral do presente trabalho é discutir o papel das mulheres no Novo Rural Amazônico, decorrentes da relação comercial/parceria entre empresa de biocosméticos e comunidades rurais que cultivam a priprioca (Cyperus articulatus L.) no estado do Pará. A metodologia consistiu na análise da construção discursiva de três presidentes de associações que estão envolvidas no projeto e com base na análise de conteúdo contido nos relatórios institucionais anuais da empresa Natura. Fez-se uso também de questionário com os atores-chave nas comunidades que possuem relação com as empresas de biocosméticos, além da utilização de dados secundários, observação direta e fundamentação teórica através de uma extensa revisão da literatura que abordem o tema em questão de modo a proporcionar a construção de um arcabouço teórico para viabilizar a discussão do assunto. Os resultados demonstram que a empresa organizou-se internamente, através da construção de visão, metas e, em torno do desenvolvimento sustentável, porém verificou-se uma série de paradoxos entre o discurso da empresa e sua prática comercial, que em muitos momentos foi unilateral. Ocorreu, por parte da empresa, o fomento para a transformação de pessoa jurídica de organizações sociais já existentes nas comunidades. E, aliada a este apoio, as mulheres foram das comunidades foram incentivadas a concorrer, pois para a empresa as mesmas eram mais responsáveis, melhores na conciliação, mais organizadas entre outros estereótipos de gênero.en_US
dc.description.abstractThe general objective of the present work is to discuss the role of women in the New Rural Amazon, resulting from the commercial / partnership relationship between a biocosmetic company and rural communities that cultivate priprioca (Cyperus articulatus L.) in the state of Pará. The methodology consisted of the analysis the discursive construction of three presidents of associations that are involved in the project and based on the content analysis contained in the annual institutional reports of the company Natura. A questionnaire was also used with the key actors in communities that have a relationship with the biocosmetics companies, in addition to the use of secondary data, direct observation and theoretical foundation through an extensive literature review that approach the topic in question in a to provide the construction of a theoretical framework to facilitate the discussion of the subject. The results demonstrate that the company was organized internally, through the construction of vision, goals and, around sustainable development, however, there was a series of paradoxes between the company's speech and its commercial practice, which in many moments was unilateral . The company promoted the transformation of legal entities in existing social organizations in the communities. And, allied to this support, women from the communities were encouraged to compete, because for the company they were more responsible, better at reconciliation, more organized among other gender stereotypes.en_US
Aparece nas coleções:ISARH - Artigos Científicos

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