O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1077
Título: | A importância do processo de ensino-aprendizagem de botânica: uma abordagem com base na visão de alunos do ensino médio de Tucuruí/PA. |
Orientador: | DIAS, Ana Cristina Andrade de Aguiar |
Autor(es): | SANTOS, Wygney da Silva |
Palavras-chave: | Botânica - Ensino-aprendizagem Ensino de Botânica Botânica - Aulas Práticas Botânica - Estratégia de ensino Practical Classes Teaching botany Teaching-learning Teaching strategy |
Data do documento: | 2020-02-28 |
Editor: | UFRA/MPEG |
Citação: | SANTOS, Wygney da Silva. A importância do processo de ensino-aprendizagem de botânica: uma abordagem com base na visão de alunos do ensino médio de Tucuruí/PA. Orientadora: Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas/Botânica Tropical) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1077. Acesso em: |
Resumo: | O ensino de Botânica no Brasil se caracteriza, em grande parte, no modelo tradicional de aprendizagem. Modelo este descontextualizado, onde o professor ministra aulas utilizando a transmissão de conhecimento de forma teórica, usando receitas prontas de livros didáticos e estratégias de ensino que não utilizam a flora local presente no dia-dia do aluno como recurso didático. Observa-se que o ensino de Botânica quando ofertado de forma teórica não surte o efeito esperado nos alunos, causando aversão e distanciamento dos vegetais. Tal quadro tem colaborado com a perpetuação da “cegueira botânica” e demonstra a necessidade de pesquisas que investiguem o processo de ensino-aprendizagem da Botânica, buscando o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes. O presente trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem da Botânica sob a visão dos alunos do ensino médio de Tucuruí/PA. Com o intuito de averiguar como eles respondem as didáticas adotadas pelos professores para ensinar o conteúdo de Botânica. Os dados para a referida pesquisa foram coletados a partir da aplicação de um questionário nas escolas públicas de Ensino Médio Rui Barbosa e Simão Jacinto do Reis. Participaram da pesquisa 138 alunos, na faixa etária entre quinze e vinte anos. As perguntas do questionário estão relacionadas ao conteúdo programático de Botânica, a importância dos vegetais no dia-dia dos alunos, a visão dos alunos sobre importância dos recursos florestais para a sociedade, sobre a “cegueira-botânica”, sobre as estratégias de ensino usadas pelos professores e sobre a necessidade de aulas práticas como recurso didático. As respostas coletadas demonstram que uma parcela dos alunos reconhece a importância dos vegetais em suas vidas e para o desenvolvimento da sociedade, também ficou evidente que os discentes não manifestam interesse pelo método tradicional de ensino, também ficou evidente a presença da ‘cegueira-botânica’ entre os alunos e a necessidade que aulas práticas sejam utilizadas no processo de aprendizagem . Diante dos resultados obtidos recomenda-se uma reestruturação no ensino de Botânica no ensino Médio no que tange as estratégias e procedimento metodológico utilizados para ensinar o conteúdo, havendo necessidade de se criar estratégias de ensinoaprendizagem com mais aulas práticas utilizando, mais vezes, a flora local como recurso didático. Não existirá mudança no contexto ambiental se a forma como a Botânica é ministrada continuar desconectada da realidade. Aulas práticas, dando autonomia e aplicação dos conteúdos programáticos é a melhor estratégia de se combater os problemas aqui apresentados. |
Abstract: | The teaching of Botany in Brazil is characterized, in large part, in the traditional model of learning. This decontextualized model, where the teacher teaches classes using the transmission of knowledge in a theoretical way, using ready-made textbook recipes and teaching strategies that do not use the local flora present in the student's daily life as a didactic resource. It is observed that the teaching of Botany when offered in a theoretical way does not have the expected effect on students, causing aversion and distance from plants. Such a framework has contributed to the perpetuation of “botanical blindness” and demonstrates the need for research that investigates the teaching-learning process of Botany, seeking the development of more effective teaching strategies. The present work had as main objective to identify and to analyze the difficulties found in the process of teaching the learning of Botany under the vision of high school students from Tucuruí / PA. In order to find out how they respond to the didactics adopted by teachers to teach the content of Botany. The data for the referred research were collected from the application of a questionnaire in public high schools Rui Barbosa and Simão Jacinto do Reis. 138 students participated in the study, aged between fifteen and twenty years. The questions in the questionnaire are related to the program content of Botany, the importance of vegetables in students 'daily lives, students' views on the importance of forest resources for society, on “botanical blindness”, on the teaching strategies used teachers and the need for practical classes as a teaching resource. The collected responses demonstrate that a portion of the students recognizes the importance of vegetables in their lives and for the development of society, it was also evident that students do not express interest in the traditional teaching method, the presence of 'botanical blindness' was also evident between students and the need for practical classes to be used in the learning process. In view of the results obtained, it is recommended a restructuring in the teaching of Botany in high school with regard to the strategies and methodological procedure used to teach the content, with the need to create teaching-learning strategies with more practical classes using, more often, the local flora as a teaching resource. There will be no change in the environmental context if the way in which Botany is taught remains disconnected from reality. Practical classes, giving autonomy and application of the syllabus are the best strategy to combat the problems presented here. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1077 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Ciências Biológicas/Botânica Tropical |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM....pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons