O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134
Title: | Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. |
Authors: | FREITAS, Cássia dos Santos BRITO, Higor Pereira MARTINS, Cláudia Solange Rossi |
Keywords: | Autismo TEA Autista Inclusão educacional |
Issue Date: | 2020-11 |
Publisher: | VII CONEDU - Edição Online. Editora Realize. |
Citation: | FREITAS, Cássia dos Santos; BRITO, Higor Pereira; MARTINS, Cláudia Solange Rossi. Expectativas e dificuldades de ingresso ao ensino médio por aluno com transtorno do espectro autista – TEA: percepções de um pai. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020, Maceió, Al. Anais [...]. Maceió: 2020. |
Resumo: | Este estudo traz uma reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por estudantes autistas que ingressam, ou que deveriam ingressar ao E. Médio, relacionando-os aos desafios da inclusão e as estratégias de superação destes; assim como, as expectativas de seus pais em ajudá-los a alcançarem sua formação acadêmica. A temática faz-se relevante no sentido de a comunidade escolar, incluindo os pais, buscarem formas mais efetivas de atuação no atendimento às necessidades educacionais do aluno com TEA, em um momento onde novos desafios e questionamentos vão surgindo no âmbito educacional. Trata-se de um Estudo de Caso, do tipo descritivo, realizado por meio de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, usando a abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista presencial semiestruturada com o pai de um aluno com TEA, do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram que as expectativas do pai em relação ao avanço escolar do filho autista são mínimas, onde os déficits cognitivos são tidos como importantes barreiras impeditivas para o acesso ao Ensino Médio. A importância da família junto aos profissionais da educação, na garantia dos direitos desse aluno e de sua qualidade de aprendizagem, também foi destacada. Esperase que este estudo possa tornar conhecidas as dificuldades que alunos e famílias com TEA enfrentam, levando a novas indagações que propulsionem uma educação cada vez mais de qualidade. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1134 |
Appears in Collections: | ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DE INGRESSO AO ENSINO....pdf | 596,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License