O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Title: | Atenção à saúde mental em estudantes de uma Universidade Rural |
Advisor: | CARVALHO, Ana Emília Vita |
Authors: | FILGUEIRAS, Sandra Maria Macedo Gonçalves |
Keywords: | Transtornos mentais - Universitários Depressão Estresse Qualidade de vida - Universitários Indicadores emocionais - Estudantes |
Issue Date: | 24/02/2021 |
Publisher: | CESUPA-Pa |
Citation: | CARVALHO, Sandra Maria Macedo Gonçalves. Atenção à saúde mental em estudantes de uma Universidade Rural. Orientador: Ana Emília Vita Carvalho; Ismari Perrini Furlaneto. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde) - Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1170. Acesso em: . |
Resumo: | Pesquisas apontam a vida universitária como uma fase de grandes mudanças no desenvolvimento dos sujeitos, exigindo adaptações à nova realidade, o que muitas vezes favorece o adoecimento. O objetivo desta pesquisa é descrever a percepção dos acadêmicos quanto a qualidade de vida e indicadores emocionais em estudantes de uma universidade rural no município de Belém. Método: o estudo ocorreu na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e contou com desenho descritivo e analítico. Participaram da pesquisa 81 estudantes, distribuídos nos cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária; a coleta de dados se deu por meio dos instrumentos WHOQOL-Bref, EADS e um questionário sociodemográfico. O estudo contou com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas do CESUPA. Os resultados encontrados nessa pesquisa demonstram preocupações com a qualidade de vida dos universitários, houve maior participação dos discentes do curso de medicina veterinária, os indicadores emocionais e as variáveis dos cursos apontam níveis de ansiedade e depressão entre os acadêmicos que informaram não se sentir amparados pela universidade, assim como os indicadores de renda familiar encontrado de um a dois salários mínimos. A situação sócio-econômica tem influência direta na qualidade de vida, destacamos a importância de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde mental dos universitários. Conclusão: Quando a saúde mental está prejudicada naturalmente dificulta o estudante de desempenhar suas atividades de ensino e aprendizagem, assim como suas relações sociais. E importante que as Universidades promovam educação em saúde e bem estar dos estudantes, condições básicas para uma aprendizagem eficiente e sucesso na vida acadêmica. O produto desta pesquisa foi a elaboração de um Programa de Apadrinhamento que consiste no acolhimento, acompanhamento e apoio durante a permanência na universidade, focando a qualidade de vida no âmbito físico e mental do acadêmico, promovendo ações preventivas e visando o bem-estar e cuidados permanentes com a saúde. |
Abstract: | Research points to university life as a phase of great changes in the development of subjects, requiring adaptations to the new reality, which often favors illness. The objective of this research is to describe the perception of the students regarding the quality of life and emotional indicators in students of a rural university in the city of Belém. Method: the study took place at the Federal Rural University of Amazonia (UFRA) and had a descriptive and analytical design. . Eighty-one students participated in the research, distributed in the courses: Agronomy, Forest Engineering, Fishery Engineering, Veterinary Medicine; Data were collected through WHOQOL-Bref, EADS and a sociodemographic questionnaire. The study was approved by CESUPA's Research Ethics Committee. The results found in this research show concerns about the quality of life of university students, there was greater participation of students of the veterinary medicine course, the emotional indicators and the variables of the courses indicate levels of anxiety and depression among the students who reported not feeling supported by As well as the family income indicators found from one to two minimum wages, which makes it difficult to access health goods and services, we highlight the importance of developing prevention and mental health promotion actions for university students. Conclusion: When mental health is impaired it naturally makes it difficult for students to perform their teaching and learning activities as well as their social relationships. It is important for universities to promote health education and student well-being, basic conditions for efficient learning and success in academic life. The product of this research was the elaboration of a Sponsorship Program that consists of the reception, accompaniment and support during the stay in the university, focusing the quality of life in the physical and mental scope of the academic, promoting preventive actions and aiming at well-being and care. permanent with health. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1170 |
Appears in Collections: | Dissertações - Externas a UFRA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE RURAL.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License