O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1174
Title: | Metodologias e estratégias de avaliação educacional aplicadas na Disciplina de Língua Portuguesa: um estudo de cado em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - CAIC/Castanhal-PA |
Advisor: | MADEIRO, Eraldo Pereira |
Authors: | LIMA, Maria Nádia Alencar |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Metodologia Estratégias de Ensino |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | LIMA, Maria Nádia Alencar. Metodologias e estratégias de avaliação educacional aplicadas na disciplina de Língua Portuguesa: um estudo de caso em uma turma de 9º ano, da E.E.E.F.M. CAIC / Castanhal-PA, 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciências Sociales. Assunção, PY, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1174. Acesso em: . |
Resumo: | Este estudo propõe-se a direcionar as discussões nas concepções avaliativas, nas metodologias, estratégias e métodos de ensino que podem auxiliar a prática pedagógica para facilitar o processo de aprendizagem do aluno. De certo que tanto para desdobrar sobre as concepções metodológicas, quanto para difundir as técnicas de ensinagem no contexto escolar, ainda hoje, existe resistência e falta de conhecimento sobre estas questões que poderiam viabilizar de modo democrático o ensino enquanto processo de mão dupla, e a consistência dessa afirmação se dá amparada pelos resultados da pesquisa que nortearam este estudo de caso revelando que nem sempre os professores tem a clareza epistemológica sobre as concepções avaliativas e da importância do ato pedagógico através da avaliação que deve orientar e assumir uma dimensão pautada em estratégias de ensino necessárias para uma prática capaz de alcançar não os objetivos do professor, mas tudo o que o aluno foi capaz de aprender durante o processo de ensinagem. Nesses moldes o objetivo do presente trabalho foi formulado para tentar descobrir quais as metodologias e estratégias de avaliação educacional são aplicadas para mobilizar a disciplina de Língua Portuguesa numa turma do 9º ano do ensino fundamental, a fim de desvelar o motivo que leva ao significativo número de alunos reprovados no final dessa etapa. Para essa investigação, escolheu-se as abordagens qualitativa e quantitativa as quais foram representas por três questionários com perguntas abertas e fechadas que subsidiaram a análise dos dados e que culminaram nas mais diferentes expressões literárias que foram captadas, interpretadas e organizadas criteriosamente, no que foi observado que os professores da escola investigada concebem conceitos equivocados sobre metodologia, método e estratégias de ensino. |
Abstract: | Este estudio tiene como objetivo dirigir las discusiones sobre las concepciones evaluativas, metodologías, estrategias y métodos de enseñanza que pueden ayudar a la práctica pedagógica para facilitar el proceso de aprendizaje del estudiante. Ciertamente, tanto para desarrollar las concepciones metodológicas como para difundir las técnicas de enseñanza en el contexto escolar, incluso hoy existe resistencia y falta de conocimiento sobre estos temas que podrían permitir democráticamente la enseñanza como un proceso bidireccional y La consistencia de esta afirmación está respaldada por los resultados de la investigación que guiaron este estudio de caso que revela que los maestros no siempre tienen claridad epistemológica sobre las concepciones evaluativas y la importancia del acto pedagógico a través de la evaluación que debe guiar y asumir una dimensión basada en la enseñanza requería una práctica capaz de alcanzar no los objetivos del maestro, sino todo lo que el alumno pudo aprender durante el proceso de enseñanza. De esta manera, el objetivo del presente trabajo fue formulado para tratar de descubrir qué metodologías y estrategias de evaluación educativa se aplican para movilizar la disciplina del idioma portugués en una clase de escuela primaria de noveno grado, con el fin de revelar la razón que conduce a un número significativo de estudiantes. estudiantes reprobados al final de este paso. Para esta investigación, elegimos los enfoques cualitativos y cuantitativos que estaban representados por tres cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas que respaldaron el análisis de datos y culminaron en las expresiones literarias más diferentes que fueron capturadas, interpretadas y organizadas cuidadosamente, en las cuales Se observó que los docentes de la escuela investigada conciben conceptos erróneos sobre metodología, método y estrategias de enseñanza. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1174 |
Appears in Collections: | Dissertações - Externas a UFRA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL....pdf | 25,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License