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Título: | O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor” |
Orientador: | SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos |
Autor(es): | MELO, Jéssica Regina Teixeira |
Palavras-chave: | Educação - Assistência estudantil Inclusão social |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | UFRA/Capanema |
Citação: | MELO, Jéssica Regina Teixeira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na política de educação, inserido na lógica capitalista de exploração e na “política da dor”, que se traduz pelas formas de manipulação e domínio exercido pelo capital nas ações do Estado e suas obras de sofrimento e encolhimento de investimentos nos segmentos das políticas sociais, em um projeto de contra fluxo.Abordando os desafios da inclusão social por meio da educação e do PNAES, este estudo foi motivado pela vivência profissional e pelas inquietações advindas das múltiplas reflexões críticas como membro atuante no PNAES na Universidade Federal Rural da Amazônia, no campus de Capanema, município do estado do Pará.Nessa direção, o objetivo geral foi analisar o PNAES como instrumento de inclusão social no contexto da “política da dor”. A pesquisa foi exploratória, com instrumentos teórico-metodológicos,mobilizados a partir de análises bibliográficas e documentais, com levantamentos acerca do contexto histórico, político e socioeconômico e seus reflexos na construção das políticas sociais, em especial, na educação e na assistência estudantil. Assim,o método de interpretação, da realidade e da história da sociedade, usado como subsídios para o estudo da estrutura da educação no Brasil e da assistência estudantil,como reflexo de processos de intervenção para a inclusão social, foi o materialismo histórico-dialético. Como principais resultados, a pesquisa apontou a necessidade de uma reconfiguração da “arquitetura” do PNAS, acentuando a importância da democratização; a fragilidade deste Programa em estratégias que primem pela inclusão social real, a ausência de critérios de monitoramento para o cumprimento dos objetivos e a ausência de controle social e participação dos agentes envolvidos. Desta forma, conclui-se que o PNAES carece de mecanismos que lhe assegurem ser, de fato, um instrumento que contribua para a promoção da inclusão social. |
Abstract: | This dissertation has as object of research the National Program of Student Assistance (PNAES) in the politics of education, inserted in the capitalist logic of exploitation and in the "politics of pain", which is translated by the forms of manipulation and mastery exercised by the capital in the actions of the student. Estado and its works of suffering and shrinking investments in the segments of social policies, in a counter flow project. Addressing the challenges of social inclusion through education and PNAES, this study was motivated by professional experience and concerns arising from multiple critical reflections as a member of PNAES at the Federal Rural University of Amazonia, on the campus of Capanema, municipality of the state of Pará. In this sense, the overall objective was to analyze the PNAES as an instrument of social inclusion in the context of the “pain policy”. The research was exploratory, with theoretical and methodological instruments, mobilized from bibliographical and documentary analyzes, with surveys about the historical, political and socioeconomic context and its reflexes in the construction of social policies, especially in education and student assistance. Thus, the method of interpretation, the reality and the history of society, used as subsidies for the study of the structure of education in Brazil and student assistance, as a reflection of intervention processes for social inclusion, was historical-dialectical materialism. As main results, the research pointed to the need for a reconfiguration of PNAS “architecture”, emphasizing the importance of democratization; the fragility of this Program in strategies that excel at real social inclusion, the absence of monitoring criteria to achieve the objectives and the absence of social control and participation of the agents involved. Thus, it is concluded that the PNAES lacks instruments that assure it to be, in fact, an instrument that contributes to the promotion of social inclusion |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1181 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Externas a UFRA |
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