O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1187
Title: | Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA |
Advisor: | ABREU, Waldir Ferreira de |
Authors: | CASTRO, Ana Keila da Silva |
Keywords: | Educação Especial Formação de Professores Libras - Ensino - Capanema - Pará |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | UFRA/Capanema |
Citation: | CASTRO, Ana Keila da Silva. Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. |
Resumo: | Este estudo insere-se no campo da Educação Especial e na Formação de Professores e apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação de Professores para o Ensino de Libras da sala de Recursos Multifuncionais em Capanema-Pa” que intencionou investigar e analisar a formação de professores que trabalham com o ensino de Libras neste município. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma revisão bibliográfica nas literaturas e banco de dados dos Programas de Pós-graduação em educação (PPGED) das Universidades Federal e Estadual do Pará que tratam a temática e análise documental, as quais permeiam o trabalho. A Metodologia adotada para a construção deste trabalho foi embasada numa pesquisa qualitativa, delimitada pelo levantamento bibliográfico, documental e na pesquisa de campo, tendo como lócus as experiências formativas de 5 professores de escolas públicas. A fundamentação teórica pauta-se em estudos com aportes em Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005) dentre outros. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias interpretativas ligadas à formação de professores na análise do conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que houve no período de 2008 a 2018 a existência de esforços governamentais e das secretarias de educação para a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de professores, especialmente aos que atuam na Educação Especial. Entretanto estas políticas educacionais são permeadas por uma insatisfação, por parte dos professores. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: metodologias educacionais, falta de intérprete em sala regular; não prepara o professor para atender o aluno surdo. Não oportunizando aos professores da Educação Especial a vivência de uma formação capaz de articular formação inicial, formação continuada e profissionalização. |
Abstract: | This study is part of the field of Special Education and Teacher Training and presents the results of the research entitled “Teacher Training for Teaching Libras in the Multifunctional Resources room in Capanema-Pa” that aimed to investigate and analyze teacher training who work with the teaching of Libras in this city. In order to achieve the proposed objectives, a bibliographic review was carried out on the literature and database of the Graduate Programs in Education (PPGED) of the Federal and State Universities of Pará that deal with the theme and documentary analysis, which permeate the work. The Methodology adopted for the construction of this work was based on a qualitative research, delimited in the bibliographic, documentary analysis and in the field research, having as locus the formative experiences of 5 teachers from public schools. The theoretical basis is based on studies with contributions by Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Law nº 10.436, of April 24, 2002 (BRAZIL) , 2002), Decree nº 5.626, of December 22, 2005 (BRASIL, 2005) among others. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. The data were organized into interpretative categories linked to teacher training in content analysis. The results found revealed that in the period from 2008 to 2018 the existence of governmental efforts and of the education secretariats for the implementation of public policies aimed at the training of teachers, especially those working in Special Education. However, these educational policies are permeated by dissatisfaction on the part of teachers. Initial training, still precarious with regard to issues such as: educational methodologies, lack of interpreter in the regular classroom; it does not prepare the teacher to assist the deaf student. Not giving Special Education teachers the opportunity to experience training capable of articulating initial training, continuing training and professionalization. |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1187 |
Appears in Collections: | Dissertações - Externas a UFRA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LIBRAS DA SALA DE.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License