O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1354
Título: | Inovação e metodologias ativas no ensino remoto. |
Autor(es): | PACHECO, Marcelo (org.) COSTA, Rafael (org.) OLIVEIRA, Victor (org.) |
Palavras-chave: | Ensino remoto - Metodologia ativa Inovação educacional Metodologias Ativas Ensino remoto Ensino aprendizagem - Inovação Prática pedagógica |
Data do documento: | 2021-04 |
Editor: | Ufra - Campus Belém |
Citação: | PACHECO, Marcelo; COSTA, Rafael; OLIVEIRA, Victor. Inovação e metodologias ativas no ensino remoto. Belém: Universidade Federal do Pará/Universidade Federal Rural da Amazônia/ Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, 2021. |
Resumo: | Quando pontuamos o contexto da Inovação no Ensino, rapidamente deparamo-nos com os avanços em um cenário que permitiu, não só falarmos da prática de Metodologias Ativas no Ensino Remoto, mas também de repensar nossos espaços de aprendizagem. Esse rápido processo de adaptação do Ensino para o formato remoto, fez emergir nos espaços educativos a necessidade de buscar ferramentas ágeis e Metodologias Ativas que pudessem se adequar a esse novo contexto, trazendo consigo o debate de temas contemporâneos da área educacional, pois a Educação, a exemplo também desse novo paradigma, vem sofrendo novas intervenções por parte do Poder Público, apresentando mudanças significativas na sua oferta, nos modelos de gestão, nas configurações cotidianas que as políticas educacionais têm assumido. Pensar em Metodologias Ativas e ferramentas ágeis para esse novo contexto exige um permanente processo de estudo e atualização, para que o uso de tais espaços ou propostas, por parte dos educadores, seja de forma crítica, considerando a melhor forma de promover uma aprendizagem significativa nos espaços escolares, ainda que de forma remota. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1354 |
Aparece nas coleções: | PROGEP - Livros, Folhetos e E-books |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guia Educacional Versão 1.0.pdf | 13,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons