O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2021-08-19T18:05:06Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T18:05:06Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Andréa da Silva et al. Curso básico I - Inclusão no ensino superior. Belém: Universidade Federal Rural da Amazônia. 2020. 48 f. | en_US |
dc.identifier.other | CDD - 378 | - |
dc.identifier.uri | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1406 | - |
dc.description | Seja bem vindo (a) ao Curso: Inclusão no Ensino Superior! Este curso é uma iniciativa do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (ACESSAR/ UFRA), por meio do Programa EDUCAR. O Núcleo ACESSAR é uma unidade vinculada à Diretoria de Inclusão, Social e Diversidade (DISD), pertencente à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), e exerce atividades voltadas ao atendimento pedagógico do aluno público-alvo da educação especial da UFRA, bem como ações de pesquisa e extensão nas áreas da Educação, Terapia Assistida por Animais e Tecnologia. O EDUCAR é um programa de extensão do Núcleo que tem, como um dos seus objetivos, produzir materiais para serem utilizados na oferta de cursos, nas modalidades a distância (EaD) e presencial, voltados a Acessibilidade e Inclusão. O curso de Inclusão no Ensino Superior foi ofertado de forma presencial nos campi da UFRA para os docentes e técnicos administrativos em educação, visando promover a capacitação dos servidores sobre conhecimentos básicos relativos a princípios de inclusão e acessibilidade. Pensando na necessidade de ampliar o acesso ao curso, os idealizadores buscaram promovê-lo na modalidade EaD. Este é um curso básico que conta com dois módulos: Módulo I – Políticas Educacionais Inclusivas; Módulo II – O atendimento as especificidades do público-alvo da educação especial no Ensino Superior; Nos dois Módulos serão abordados assuntos relativos a Inclusão, a trajetória das políticas educacionais referentes a essa temática ao longo dos anos e principais marcos, bem como conhecimentos básicos sobre as necessidades especificas das Pessoas que são Publico-Alvo da Educação Especial e propostas de atendimento em sala de aula. | en_US |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação e Universidade Federal Rural da Amazônia | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Ufra/Campus Belém | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino superior | en_US |
dc.subject | Educação inclusiva | en_US |
dc.subject | Políticas educacionais inclusivas | en_US |
dc.subject | Educação especial - Ensino superior | en_US |
dc.title | Curso básico I - Inclusão no ensino superior | en_US |
dc.type | Book | en_US |
dc.contributor.author | MIRANDA, Andréa da Silva | - |
dc.contributor.author | SARDINHA, Ana Paula de Andrade | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Ana Keila da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alcione Batista da | - |
dc.contributor.author | REIS, Grasiano Vieira | - |
Aparece nas coleções: | PROAES - Livros, Folhetos e E-books |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CURSO EAD - CURSO BÁSICO I - INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons