O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Título: | Ir à luta! vivências dos pais nos cuidados do filho com deficiência. |
Autor(es): | ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas MEDEIROS, Marcelo SILVA, Simone Souza Costa |
Palavras-chave: | Pessoas com deficiência Relação Pais-Filhos Teoria Fundamentada |
Data do documento: | 2021-12-29 |
Editor: | Brazilian Journal of Development |
Citação: | ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas. Ir à luta! vivências dos pais nos cuidados do filho com deficiência. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 12, p. 121646-121662, dec. 2021. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1590. Acesso em: . |
Resumo: | Objetivou-se compreender a vivência de pais nos cuidados com filhos em condição de deficiência. Adotou-se como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, foram entrevistados 9 pais de crianças e adultos com deficiência intelectual ou múltipla, entre agosto/2015 e junho/2016, a partir de um roteiro semiestruturado. Obtiveram-se as categorias: Aspectos pré, peri, pós-natais, Postura assumida pelo profissional,Ir à Luta! e Outro mundo. Trata-se de uma parentalidade que se configura na medida em que estes pais adentram no Outro mundo, que os leva a ajustarem suas práticas e crenças sobre seu filho, sobre si mesmos e o universo da deficiência, por vezes sob uma percepção da deficiência como desvantagem social e incapacidade, tendo como fator interveniente a Postura assumida pelo profissional, assim conhecer essas vivências a partir da TFD permite: o aprimoramento das práticas de assistência a esses pais e seus filhos, o planejamento de ações psicoeducativas a partir de uma perspectiva social da deficiência de modo a empoderá-los e orientá-los sobre aspectos do desenvolvimento de seus filhos, possibilitando um olhar para além do diagnóstico e uma adaptação familiar mais positiva. |
Abstract: | The objective was to understand the experience of parents in caring for children with disabilities. The Grounded Theory was adopted as a methodological framework, 9 parents of children and adults with intellectual or multiple disabilities were interviewed,between August/2015 and June/2016. The categories were obtained: Pre, peri, post-natal aspects, Posture assumed by the professional, Go to Fight! and Another world. It is, therefore, a parenting that is configured as these parents enter the Another world,which leads them to adjust their practices and beliefs about their child, about themselves and the universe of disability, sometimes under a perception of disability as a social disadvantage and incapacity, having as an intervening factor the Posture assumed by the professional, thus knowing these experiences from the GT allows: the improvement of care practices for these parents and their children, the planning of actions psychoeducational from a social perspective of disability in order to empower them and guide them about aspects of their children's development, enabling a look beyond the diagnosis and a more positive family adaptation. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1590 |
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