O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592
Title: | O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino RemotoEstudo de caso. |
Authors: | DAVIS, Ivonete Andrade SANTOS JÚNIOR, Pedro Almeida dos COSTA, Fernando Augusto Ribeiro ROSÁRIO, Hilda Freitas ROSÁRIO, Denis SERUFFO, Marcos César da Rocha |
Keywords: | Educação básica - Ensino remoto Tecnologias digitais - Ensino Ensino remoto emergencial. Ensino - Pandemia Covid-19 |
Issue Date: | 2022-04-12 |
Publisher: | ICIBE - Campus Belém |
Citation: | DAVIS, I. A. et al. The basic education teacher and the digital technologies in emergency remote teaching. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, e1666, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf. v12i2.1666. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592. Acesso em: . |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes. |
Abstract: | This article aims to analyze the perception of elementary school teachers about their practices and remote teaching, which was implemented in an emergency due to the Covid-19 pandemic. It is a survey, in which 46 teach-ers participated when answering a form with 17 closed questions and an open one about this experience, the digital technologies used, the difficul-ties in this implementation, the access to the internet, among others. The participants identified messaging applications (WhatsApp and Telegram) as the most used tools in class, being considered the easiest, and the posture of permanent learners was observed in them. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1592 |
Appears in Collections: | ICIBE - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O Professor da Educação Básica.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License