Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. PROAES
  4. PROAES - Livros, Folhetos e E-books
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Título: Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.
Autor(es): SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da
SILVA, Eliza Sena
MIRANDA, Andréa da Silva
REIS, Grasiano Vieira
SILVA, Alcione Batista da
FERREIRA, Juliene de Sousa
RAMOS, Ivi Camarão
Palavras-chave: PCDs
Educação inclusiva
Deficiência visual
Redução de barreiras
Tecnologia Assistiva - Ensino Superior
ACESSAR
Acessibilidade
Data do documento: 2020
Editor: ACESSAR/PROAES
Citação: SILVA, Iris Lettiere do Socorro Santos da et al. Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA. Belém: UFRA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609. Acesso em: .
Resumo: A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA recebe anualmente matrículas de alunos PCDs, que, atualmente, somam 62 matriculados, com diferentes deficiências nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas e Tomé-Açu. O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES, através da Diretoria de Inclusão Social e Diversidade - DISD, em conjunto com os Setores de inclusão dos Campi, mobilizam ações para subsidiar o acesso e a permanência dos alunos, público alvo da educação inclusiva. A organização deste material tem como objetivo fornecer informações sobre os atendimentos que a UFRA oferece à comunidade referente as deficiências mais visíveis na sociedade, de modo a contribuir com a redução de barreiras enfrentadas comumente pela pessoa com deficiência, principalmente barreiras atitudinais. No material você encontrará, além das atividades voltadas para este segmento, alguns conceitos e orientações para inspirá-los a encontrar mecanismos que possam facilitar a comunicação com pessoas público alvo da educação inclusiva. Ressaltamos algumas peculiaridades do material. Uma delas é que não disponibilizará figuras e imagens, apenas texto, para tornar mais fácil o acesso de pessoas com deficiência visual. A outra é disponibilizar também em Libras, através de vídeo, assim a pessoa surda terá melhor aproveitamento de seu conteúdo.
Abstract: The Federal Rural University of the Amazon – UFRA receives annually enrollments of PWD students, who currently total 62 enrolled, with different deficiencies in the campuses of Belém, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas, Paragominas and Tome-Açu. The Amazon Center for Accessibility, Inclusion and Technology – ACESSAR, linked to the Dean of Student Affairs - PROAES, through the Directorate of Social Inclusion and Diversity - DISD, together with the Sectors of Inclusion of the Campi, mobilize actions to subsidize the access and permanence of students, public target of inclusive education. The organization of this material aims to provide information about the services that UFRA offers to the community regarding the most visible deficiencies society, in order to contribute to the reduction of barriers commonly faced by the person with disability, mainly attitudinal barriers. In the material you will find, in addition to activities aimed at this segment, some concepts and guidelines to inspire them to find mechanisms that can facilitate communication with people who are the target audience of inclusive education. We emphasize some peculiarities of the material. One of them is not will provide figures and images, only text, to make it easier to access visually impaired people. The other is to make it available also in Libras, through video, so the deaf person will have better use of its content.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Aparece nas coleções:PROAES - Livros, Folhetos e E-books

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Orientação quanto ao atendimento do público alvo da educação inclusiva na UFRA.pdf868,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com