O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747
Título: | A importância do coordenador para a gestão democrática. |
Autor(es): | SOARES, Márcio Cardoso |
Palavras-chave: | Coordenador pedagógico Gestão democrática Educação Ensino |
Data do documento: | 2018-07-31 |
Editor: | UFRA/TOMÉ-AÇÚ |
Citação: | SOARES, Márcio Cardoso. A Importância do coordenador para a gestão democrática. Revista Gestão do Conhecimento, Tomé-Açu, Pará, v. 2 n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.56798/RGC-02-2018-04. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747. Acesso em: . |
Resumo: | Este estudo teórico tem por assunto principal falar sobre o papel do coordenador pedagógico frente aos desafios escolares, bem como as direções que este profissional poderá tomar para trabalhar em parceria com os demais professores, educadores, gestores e alunos buscando implantar uma gestão educacional, que chamamos de democrática. Procurou-se descrever possíveis contribuições para esse trabalho, com auxílio de pesquisas bibliográficas como método para realizá-lo.Visando definir o que seja gestão democrática, o papel e apoio do coordenador, assim como as melhorias e dificuldades que normalmente ocorrem, sendo estes os objetivos do mesmo. E como resultado percebeu-se que o trabalho do coordenador escolar vem mudando com o tempo e de forma continuada, de maneira a enfrentar os desafios que a escola encontra e de como esta se adapta a este novo modelo de gestão. Os pontos positivos para a implantação se apresentaram com mais importância que os pontos negativos. |
Abstract: | This theoretical study has as main subject to talk about the role of the pedagogical coordinator in the face of school challenges, as well as the directions that this professional can take to work in partnership with other teachers, educators, managers and students seeking to implement an educational management, which we call of democratic. We tried to describe possible contributions to this work, with the help of bibliographic research as a method to carry it out. In order to define what democratic management is, the role and support of the coordinator, as well as the improvements and difficulties that normally occur, these being the objectives of the same. And as a result, it was noticed that the work of the school coordinator has been changing over time and continuously, in order to face the challenges that the school encounters and how it adapts to this new management model. The positive points for the implementation were more important than the negative points. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1747 |
Aparece nas coleções: | Revista Gestão em Conhecimento - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância do coordenador para a gestão democrática.pdf | 152,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons