O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1820
Título: | A formação didático-pedagógico do professor bacharel e sua atuação docente na escola profissional e tecnológica. |
Orientador: | MONTEIRO, Albêne Lis |
Autor(es): | CARDOSO, Jefferson Luis da Silva |
Palavras-chave: | Professores-Formação Prática de ensino Professores bacharéis Educação Profissional e Tecnológica |
Data do documento: | 2023-01-18 |
Editor: | Universidade do Estado do Pará |
Citação: | CARDOSO, Jefferson Luis da Silva. A formação didático-pedagógico do professor bacharel e sua atuação docente na escola profissional e tecnológica. Orientadora: Drª Albêne Lis Monteiro. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1820. Acesso em: . |
Resumo: | Este estudo, denominado de A formação didático-pedagógica do professor bacharel e sua atuação docente na Escola Profissional e Tecnológica teve como importância e foco de inquirição a prática docente dos professores bacharéis no âmbito dos saberes pedagógicos requeridos pelas práxis educativas. As vivencias empíricas aconteceram na Escola de Educação Tecnológica Profº Anísio Teixeira, escolhida como locus de pesquisa, de modo que, definiu-se como objetivo geral analisar a formação de professores bacharéis com relação aos saberes pedagógicos e o desafio da prática docente na sala de aula da educação profissional e tecnológica (EPT). Nesse interim, visou-se responder o seguinte problema: Como o professor bacharel que atua na educação profissional e tecnológica na cidade de Belém/PA enfrenta o desafio didático pedagógico na sala de aula? A partir disto, a discussão teórica realizou-se com a articulação entre autores como Araújo (2007), Tardif (2014), Pimenta (2012), André (1999), Brzezinski (2008), Imbernón (2011), Ribas (2005), Veiga (2012), Candau (2009), Freitas (1995), Nono (2011), Martins (2012), Cunha (2012), Hoffmann (2005), Ramos (2012), Moura (2014), Manfredi (2002), Moll (2010), Kuenzer (2006), Gatti (2011), entre outros. Escolheu-se a abordagem qualitativa para a coleta de informações, sistematização, análise e interpretação dos dados/informações ao optar pela observação sistemática, aplicação de questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Como atores sociais da pesquisa, buscou-se investigar os professores bacharéis que atuam na educação profissional e tecnológica. A análise das entrevistas deu-se por meio do método hermenêuticodialético que apontam para os limites e desafios no ato de ensinar e formar profissionais no cotidiano do ensino profissional, a começar pelas raríssimas políticas públicas de formação de professores para EPT; as limitações didáticopedagógicas na sala de aula que envolvem: os saberes pedagógicos, o planejamento docente e a seleção de metodologias inovadoras de otimização do aprendizado dos alunos; o escasso conhecimentos próprios da didática e suas relações com a sala de aula, por fim indicam a escola como apoio singular em suas relações pedagógicas. Como forma de superação os professores bacharéis acreditam em suas experiências de vida e planos de formações individuais para melhorar sua atuação docente. Assim, destaca-se a necessidade da formação continuada direcionada à prática pedagógica do professor bacharel; a ampliação dos cursos de licenciaturas específicas de formação docente da EPT; a realização de concursos públicos de provimento para o cargo de Professor Bacharel; a promoção de debates que apontem para necessidade da inclusão de disciplinas ligadas à docência nos cursos de bacharelado, questões que permitam superar as limitações didático-pedagógicas no interior da escola profissional e tecnológica. |
Abstract: | The study “Bachelor’s degree teachers working at Professional and Technical Schools and their didactic-pedagogical knowledge” focus was to investigate the teaching practice of Bachelor’s degree (or non-licensed teachers) when it comes to the pedagogical knowledge required by the educational praxis. The main objective was to analyze the teachers in relation to their pedagogical knowledge, also analyze how challenging it is for them to work at Professional and Technical Education (PTE). The aim was to answer: “how a Bachelor’s degree teacher working with PTE in Belém deals with the didactic and pedagogical skills challenge in the classroom?”. The study was based on the theoretical work of authors such as: Araújo (2007), Tardif (2014), Pimenta (2012), André (1999), Brzezinski (2008), Imbernón (2011), Ribas (2005), Veiga (2012), Candau (2009), Freitas (1995), Nono (2011), Martins (2012), Cunha (2012), Hoffmann (2005), Ramos (2012), Moura (2014), Manfredi (2002), Moll (2010), Kuenzer (2006), Gatti (2011). The study was designed as a qualitative field research and its data, analyzed according to dialectical-hermeneutics method, collected through systematic observations, questionnaire and semistructured interviews. The participants were the Bachelor’s degree teachers working at Professor Anísio Teixeira Technical Education School – located in Belém, capital city of Pará – chosen as a research locus. The results showed limitations and challenges to overcome in PTE teaching and learning routine, such as the insufficient public efforts made in the benefit of Bachelor’s degree teachers. Some of the limitations faced in classrooms include lack of pedagogical knowledge, difficulties at planning and organizing innovative methodologies (which may be appealing to students and benefit their learning process) and lack of specific didactics knowledge. Besides that, teachers pointed the importance of school to support their pedagogical development. The teachers believe in their life experience and knowledge acquired in bachelor’s courses as a way to overcome the non-licensed status and as a way to improve their teaching skills. The study concluded the need for postgraduation courses, licensure programs and public jobs opportunities to this specific group of teachers; also the need to increase awareness for PTE, with debates and the inclusion of teaching skills subjects in Bachelor’s courses, in order to decrease pedagogical limitations in professional and technical classrooms. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1820 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Externas a UFRA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR...pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons