O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2023-05-30T16:41:04Z | - |
dc.date.available | 2023-05-30T16:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | LISBÔA, Flávia Marinho. Língua como linha de força do dispositivo colonial: os gavião entre a aldeia e a universidade. Orientadora: Ivânia dos Santos Neves. 2019. 277 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1977. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.issn | CDD: 410 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1977 | pt_BR |
dc.description | O trabalho, intitulado “Língua como linha de força do dispositivo colonial: Os Gavião entre a Aldeia e a Universidade”, foi considerado o melhor de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGCL/Ufpa), e foi finalista do prêmio Benedito Nunes 2020, premiação destinada às teses de doutorado aprovadas nos programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | UFPA | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Análise do Discurso | en_US |
dc.subject | Ações afirmativas | en_US |
dc.subject | Graduandos indígenas | en_US |
dc.subject | Dispositivo colonial | en_US |
dc.subject | Analysis du discours | en_US |
dc.subject | Actions affirmatives | en_US |
dc.subject | Dispositif colonial | en_US |
dc.subject | Étudiants indigènes | en_US |
dc.subject | Affirmative actions | en_US |
dc.subject | Speech analysis | en_US |
dc.subject | Colonial device | en_US |
dc.subject | Indigenous university student | en_US |
dc.title | Língua como linha de força do dispositivo colonial: Os gavião entre a aldeia e a universidade. | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2648132192179863 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | NEVES, Ivânia dos Santos | - |
dc.contributor.author | LISBÔA, Flávia Marinho | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o papel da língua nas práticas sociodiscursivas da universidade, como instituição de materialização das normatividades hegemônicas do dispositivo colonial, para a permanência de alunos indígenas Gavião dos grupos Parkatejê, Akrãtikatejê e Kyikatjê na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Formulou-se uma ferramenta teóricometodológica a partir dos Estudos Pós-Coloniais (especialmente Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh e Àngel Rama) e da análise do discurso arquegenealógica de Michel Foucault, fundamentalmente na noção de “dispositivo”, também com a colaboração da leitura de Neves (2009, 2015) sobre o dispositivo foucaultiano, que resultou na proposta de “dispositivo colonial”. As quatro linhas (Visibilidade, Enunciação, Subjetividade e Força) desenhadas por Deleuze (2006) para o dispositivo de Foucault é outra influência estrutural na tese, das quais tomou-se duas (Subjetividade e Força) para apresentar as oscilações do funcionamento do dispositivo colonial na universidade ao longo da história e a partir da entrada de indígenas em função das ações afirmativas nos últimos dez anos. Dentro dessas linhas, observou-se que o perfil hegemônico da universidade é tensionado com a presença indígena e a língua se apresenta como a linha de força, costurando as práticas discursivas que garantem as normatividades do dispositivo colonial nesse contexto. | en_US |
dc.description.abstract | Le présente étude propose une réflexion sur le rôle de la langue dans les pratiques sociodiscursives de l'université en tant qu'institution de matérialisation des normes hégémoniques du dispositif colonial, pour la permanence des étudiants indigènes Gavião des groupes Parkatejê, Akrãtikatejê et Kyikatjê à l’Université Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Il a été formulé un outil théorico-méthodologique issu des Études Postcoloniales (surtout Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh et Àngel Rama) et l'analyse du discours archégénéalogique de Michel Foucault, essentiellement dans la notion de "dispositif", également avec la collaboration de Neves (2009, 2015) sur le dispositif en Foucault, qui a abouti à la proposition du « dispositif colonial ». Les quatre lignes (Visibilité, Énonciation, Subjectivité et Force) tracées par Deleuze (2006) pour le dispositif de Foucault est une autre influence structurelle dans la thèse, à partir de laquelle deux (subjectivité et force) ont été prises pour présenter les oscillations du fonctionnement du dispositif colonial dans l'université à travers l'histoire et de l'entrée des peuples indigènes en raison de l'action affirmative au cours des dix dernières années. À l'intérieur de ces lignes, il a été observé que le profil hégémonique de l’université est tendu par la présence indigène et la langue se présente comme la ligne de force, cousant les pratiques discursives qui garantissent les normes du dispositif colonial dans ce contexte. | en_US |
dc.description.abstract | This PhD final thesis proposes a reflection on the role of language in the sociodiscursive practices of the university, as an institution for the materialization of the hegemonic norms of the colonial device, for the stay of indigenous Gavião students of the Parkatejê, Akrãtikatejê and Kyikatjê groups at the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa). A theoretical-methodological tool was developed from the Postcolonial Studies (especially Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Catherine Walsh and Àngel Rama) and Michel Foucault's analysis of the archegenealogical discourse, fundamentally in the notion of "device", also with the Neves (2009, 2015) reading about the Foucauldian device, which resulted in the proposal of "colonial device". The four lines (Visibility, Enunciation, Subjectivity and Force) drawn by Deleuze (2006) for the Foucault device is another structural influence in the thesis, from which two were taken (Subjectivity and Force) to present the oscillations of behavior of the colonial device in the university throughout history and from the entrance of indigenous people due to affirmative actions in the last ten years. Within these lines, it was observed that the hegemonic profile of the university is tensioned with the indigenous presence and the language presents itself as the line of force, sewing the discursive practices that guarantee the norms of the colonial device in that context. | en_US |
dc.contribuitor.advisor1ORCID | http://lattes.cnpq.br/1951816278531311 | pt_BR |
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