O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2023-06-29T17:07:47Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T17:07:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, Regis José da Cunha; SALVADOR, Carlene Ferreira Nunes; SALGADO, Ana Paula Martins Alves (org.). Linguística e formação docente na Amazônia. Tomé-Açu: Gelfor, 2021. 166 p. Disponível em: https://more.ufsc.br/livros/inserir_livros. Acesso em: 29 jun. 2023. | en_US |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-36972-4 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2000 | - |
dc.description | Linguística e Formação Docente da Amazônia é uma obra produzida por pesquisadores do Grupo de Estudos em Linguagem e Formação Docente (GELFOR), grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (campus Tomé-Açu, Belém, Capanema e Paragominas) e à Universidade Federal do Pará - UFPA (campus de Cametá e Abaetetuba). O objetivo desta obra é apresentar à comunidade acadêmica alguns resultados das pesquisas que vêm sendo realizadas pelos membros do GELFOR. Neste E-book são apresentados 13 capítulos de autoria individual ou conjunta dos membros do GELFOR com orientandos e/ou parceiros de pesquisa. O conjunto de textos organizados, enfoca, sobretudo, o papel e a atuação do pesquisador/docente no contexto amazônico, refletindo sobre o caráter humanístico da Linguística, sobre a dimensão ética, estética e política que envolvem de um lado, as identidades sociais e, por outro lado, ressaltam os desafios da formação e atuação docente no contexto amazônico, sob o ponto de vista do profissional de letras. Desta forma, abordam-se as características geográficas continentais da região; o baixo índice de desenvolvimento humano; o baixo acesso ao ensino superior de qualidade e o trabalho do professor nesse contexto. A temática escolhida celebra a criação do GELFOR, que se deu a partir do encontro de professores, doutores e mestres, atuantes nas duas universidades federais (UFRA e UFPA), no interior e na capital do Estado do Pará. Ademais, a temática central dos textos, busca refletir sobre os caminhos, seguidos e a perseguir, na pesquisa linguística e na formação de novos profissionais da área de Letras na Região Amazônica. Por fim, gostaríamos de agradecer a todos os pesquisadores que empreenderam esforços para a realização tanto do I SELFOR quanto das publicações oriundas do evento. Além disso, cabe salientar, que questões relativas à autoria e ineditismos dos textos são de responsabilidade dos autores. Desejamos a todos uma boa leitura! Os Organizadores. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | GELFOR | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Linguística | en_US |
dc.subject | Formação Docente | en_US |
dc.subject | Docência – Ensino | en_US |
dc.subject | Análise do discurso | en_US |
dc.title | Linguística e formação docente na Amazônia | en_US |
dc.type | Book | en_US |
dc.contributor.author | Guedes (Org.), Regis José da Cunha | - |
Aparece nas coleções: | Tomé-Açu - Livros e Folhetos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-BOOK LINGUISTICA E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA atual.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons