O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005
Title: | Formação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. |
Authors: | LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas |
Keywords: | Formação de professores Educação inclusiva Educação especial Teacher training Special education Inclusive education |
Issue Date: | 2023-07-18 |
Publisher: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Citation: | LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante. Formação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, Belo Horizonte, MG, v. 12, n. 3, p. 1229-1246,set./dez. 2023. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005. Acesso em: . |
Resumo: | A pesquisa descreve o planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de formação sobre inclusão de alunos público da Educação Especial no Ensino Superior para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. O programa de formação foi organizado em cinco temas, conforme o interesse dos docentes: Educação Especial e Inclusiva; deficiência visual; surdez; autismo e acessibilidade. Concluiu-se que é possível realizar ações formativas baseadas nas demandas dos professores e identificou-se a necessidade de maior carga horária, material de apoio, atividades práticas e institucionalização das formações para que ocorram de forma contínua e contribuam para melhoria da qualidade do ensino ofertado às pessoas público da Educação Especial. |
Abstract: | Research describes the planning, development, and evaluation of a training program on inclusion of public students of special education in higher education to Federal University of Pará professors – Campus Castanhal, Brazil. Training program was organized in five themes, according to professors’ interest: Special and Inclusive education; visual deficiency; deafness; autism and accessibility. It has been concluded that is possible to perform formative actions based on professors’ demands and it has been identified need of greater workload, support material, practical activities, and training institutionalization so that occurs continuously, and contribute to improve education quality offered to public persons of Special Education. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2005 |
Appears in Collections: | ICIBE - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO+SOBRE+INCLUSÃO+DE+ALUNOS+DA+EDUCAÇÃO+ESPECIAL+-+PORTUGUÊS+-+DIAGRAMADO.pdf | 250,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License