O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2132
Título: | Compêndio Práticas Pedagógicas no Autismo: resultado de pesquisa realizado no Arquipélago do Marajó-PA. |
Autor(es): | SILVA, Victor Daniel de Oliveira NUNES, Rogério da Conceição MORAES, Nathicio Sarges |
Palavras-chave: | Inclusão Educação - práticas pedagógicas Autismo Marajó |
Data do documento: | 2023-12-04 |
Editor: | Programa de Desenvolvimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PDTEA) |
Citação: | SILVA, Victor Daniel de Oliveira e; NUNES, Rogério da Conceição Nunes; MORAES, Nathicio. Compêndio práticas pedagógicas no autismo: resultado de pesquisa realizada no Arquipélago do Marajó-PA. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2132. Acesso em: |
Resumo: | O Compêndio é um material de referência feito a muitas mãos e experiências. Os olhares dos diversos profissionais que atuam diretamente no Atendimento Especializado Educacional (AEE) dos 17 municípios do arquipélago do Marajó-PA nos permitiu sistematizar 10 práticas pedagógicas que se voltam para o acolhimento, cuidado e desenvolvimento de Competências Sociais de alunos com TEA. Para facilitar o processo de interpretação e adaptação de cada uma das práticas por parte dos educadores, foi possível classifica-las considerando 4 critérios distintos: Nível de dificuldade de implementação, competências que podem ser desenvolvidas, enquadramento conforme Prática Baseada em Evidência e Nível de Suporte. Além disso, é possível também se aprofundar nas propostas a partir dos registros e referências destacadas. Por fim, entendemos que não há finitude nesse material, e sim, possibilidades de construção e colaboração contínua. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2132 |
Aparece nas coleções: | PROGEP - Livros, Folhetos e E-books |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Compêndio prática pedagógicas no autismo.pdf | 13,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons