O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Title: | Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará: uma história da Escola de Agronomia da Amazônia (1945-1972). |
Advisor: | GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos |
Authors: | SOUSA, Ranyelle Foro |
Keywords: | Escola de Agronomia da Amazônia - 1945-1972 Ensino superior - Pará - história Ensino Superior Agrícola - Belém, PA História da Educação - Belém, PA História oral História cultural Amazon School of Agronomy - 1945-1972 Agricultural Higher Education - Belém, PA Oral history Cultural history Higher education - Pará - history School culture UFRA - História Escola de Agronomia da Amazônia - História |
Issue Date: | 2023-12-13 |
Publisher: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Citation: | SOUSA, Ranyelle Foro. Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará: uma história da Escola de Agronomia da Amazônia (1945-1972). Orientadora: Dra. Luciane Sgarbi Santos Grazziotin. 2019. 254 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2134. Acesso em: . |
Resumo: | Este é um estudo historiográfico sobre uma instituição de Ensino Superior Agrícola, em Belém-PA. O trabalho tem como lócus a Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), criada por meio do Decreto-Lei nº 8.290, de 05 de dezembro de1945. O recorte temporal desta pesquisa, que corresponde ao período de 1945 a1972, encontra-se relacionado ao tempo de existência da escola. O estudo inscreve-se no campo da História da Educação; tem como referencial teórico a História Cultural e como metodologia a História Oral. Seu objetivo é produzir uma história da EAA com centralidade nas memórias de alunos/as e professores/as, a fim de identificar e analisar elementos da cultura escolar produzida naquela instituição que possibilitem compreender as idiossincrasias relacionadas ao processo de formação em Agronomia, no período estabelecido como recorte temporal. As documentações analisadas foram as narrativas de memórias dos treze alunos e/ou professores entrevistados. Somaram-se à empiria documentos iconográficos, narrativas jornalísticas, legislações, documentos oficiais e um vídeo do projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”.A partir da análise do conjunto de documentos, infere-se que, na Escola de Agronomia da Amazônia, existiu uma cultura escolar, em certa medida singular, resultante de um conjunto de práticas partilhadas pelos sujeitos pertencentes àquela comunidade acadêmica, visibilizada por meio das memórias que produziram representações deum tempo e lugar. A escola foi precursora do ensino federal agrícola na região amazônica e formou uma gama de agrônomos que atuaram no desenvolvimento agrícola regional e nacional. |
Abstract: | This is a historiographic study of an institution of Agricultural Higher Education,in Belém-PA. The work has as a locus the Escola de Agronomia da Amazônia (EAA),created by Decree-Law 8,290 of December 5, 1945. The period of this research, from1945 to 1972, is related to the time of existence of the school. The study is part of theHistory of Education and has the History of Culture as a theoretical reference and OralHistory as a methodology. Its objective is to produce a history of EAA with a centralityin the memories of students and teachers, in order to identify and analyze elements ofthe school culture produced in that institution, which make it possible to understandthe idiosyncrasies related to the training process in Agronomy in the establishedperiod. The documentation analyzed was constituted of memory narratives of 13students and/or teachers interviewed. Iconographic documents, journalistic narratives,legislation, official documents and a video of the project "The UFPA and the Years ofLead: memories, traumas, silences and educational culture (1964-1985)" were addedto the corpus. From the analysis of the set of documents, it is inferred that there was aschool culture at EAA, resulting from a set of practices shared by the subjectsbelonging to that academic community, which is visible through the memories thatproduced representations of time and place. The school was a precursor of federalagricultural education in the Amazon region and formed a range of agronomists whocontributed to regional and national agricultural development. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2134 |
Appears in Collections: | Teses - Externas a UFRA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEMÓRIAS DE UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.pdf | 8,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License