O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.date.accessioned | 2023-12-13T16:59:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T16:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ranyelle Foro de. Auto-avaliação institucional: desafios, limites e perspectivas: um estudo de caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). SOUSA, R. F. de; FROTA, F. H. da S. Auto-Avaliação Institucional: Desafios, Limites e Perspectivas:: um Estudo de Caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Conhecer: debate entre o público e o privado, Fortaleza, CE, v. 2, n. 05, p. 148–173, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135. Acesso em: 13 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-0426 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2135 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Revista do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Avaliação institucional | en_US |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) | en_US |
dc.subject | Auto-avaliação institucional | en_US |
dc.subject | Comissão Própria de Avaliação (CPA) | en_US |
dc.subject | Políticas públicas - Educação superior | en_US |
dc.subject | Public policy in higher education | en_US |
dc.subject | Assessment of higher education | en_US |
dc.subject | Self-assessment | en_US |
dc.title | Auto-avaliação institucional: desafios, limites e perspectivas: um estudo de caso na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). | en_US |
dc.type | Article | en_US |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2998658565176045 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9263694137146382 | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUSA, Ranyelle Foro de | - |
dc.contributor.author | FROTA, Francisco Horácio da Silva | - |
dc.description.resumo | A pesquisa aborda o tema a avaliação institucional. Tem centralidade na proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Analisou-se, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, como se deu o processo de implementação da auto-avaliação institucional proposta pelo SINAES na UFRA, no período 2005-2006, desvelando: as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a implementação da auto-avaliação; os significados e finalidades atribuídas à auto-avaliação pelos gestores institucionais e membros da CPA e os principais desafios e limitações percebidas no processo de implementação e desenvolvimento de auto-avaliação, bem como as suas perspectivas acerca do processo. A análise documental e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados. A pesquisa revelou que a UFRA fez adesão à proposta de auto-avaliação do SINAES, executando-a por meio de ações planejadas pela CPA/UFRA. A participação passiva da comunidade universitária foi destacada como um dos principais desafios enfrentados na implementação e desenvolvimento da auto-avaliação na UFRA, aliado as limitações de carências de infra-estrutura, recursos financeiros, o prazo exíguo para o desenvolvimento de todo o processo na instituição, além das dificuldades de resgate de informações e da ausência de pessoal com qualificação técnica em avaliação na CPA. Dentre as perspectivas geradas, destacam-se: a consolidação de uma cultura de avaliação institucional na UFRA, a incorporação dos resultados da auto-avaliação ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade e a efetivação de mudanças institucionais sinalizadas no relatório de auto-avaliação. Entretanto, estas perspectivas foram, em parte, frustradas porque não ocorreu o tratamento adequado das informações, apontadas no relatório de auto-avaliação, pela gestão universitária. | en_US |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda o tema a avaliação institucional. Tem centralidade na proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Analisou-se, por meio de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, como se deu o processo de implementação da auto-avaliação institucional proposta pelo SINAES na UFRA, no período 2005-2006, desvelando: as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a implementação da auto-avaliação; os significados e finalidades atribuídas à auto-avaliação pelos gestores institucionais e membros da CPA e os principais desafios e limitações percebidas no processo de implementação e desenvolvimento de auto-avaliação, bem como as suas perspectivas acerca do processo. A análise documental e as entrevistas foram os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados. A pesquisa revelou que a UFRA fez adesão à proposta de auto-avaliação do SINAES, executando-a por meio de ações planejadas pela CPA/UFRA. A participação passiva da comunidade universitária foi destacada como um dos principais desafios enfrentados na implementação e desenvolvimento da auto-avaliação na UFRA, aliado as limitações de carências de infra-estrutura, recursos financeiros, o prazo exíguo para o desenvolvimento de todo o processo na instituição, além das dificuldades de resgate de informações e da ausência de pessoal com qualificação técnica em avaliação na CPA. Dentre as perspectivas geradas, destacam-se: a consolidação de uma cultura de avaliação institucional na UFRA, a incorporação dos resultados da auto-avaliação ao plano de desenvolvimento institucional da Universidade e a efetivação de mudanças institucionais sinalizadas no relatório de auto-avaliação. Entretanto, estas perspectivas foram, em parte, frustradas porque não ocorreu o tratamento adequado das informações, apontadas no relatório de auto-avaliação, pela gestão universitária. | en_US |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6534-1349 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROGEP - Artigos Científicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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