O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2220
Título: | Práticas de gestão ambiental em instituições de ensino superior: o caso da universidade federal rural da amazônia, campus Belém |
Autor(es): | PINHEIRO, Cézar Di Paula da Silva SANTOS, Douglas Silva dos TORRES, Leandro Marques RODRIGUES, Paulo Rick Soares |
Palavras-chave: | Práticas ambientais Ações sustentáveis Universidades Gestão ambiental Environmental management system |
Data do documento: | 2024-04-01 |
Editor: | Revista gestão e sustentabilidade ambiental |
Citação: | PINHEIRO, Cézar Di Paula da Silva et al. Práticas de gestão ambiental em instituições de ensino superior: o caso da universidade federal rural da amazônia, campus Belém. R. Gestão Sustentável Ambiental, Florianópolis, v. 8, n. 2, p.487-512, abr/jun. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2220. Acesso em: . |
Resumo: | Além de atividades acadêmicas que propiciem a formação do pensamento crítico, é necessário que as universidades trabalhem em torno de um sistema integrado de gestão ambiental, minimizando impactos, ao mesmo tempo em que contribuem com a conscientização da sociedade. Assim, a pesquisa tem por objetivo identificar as práticas de gestão ambiental adotadas pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus Belém, além de propor ações ainda não desenvolvidas de acordo com as vertentes do desenvolvimento sustentável. A metodologia foi desenvolvida em três etapas. A princípio, realizou-se um levantamento bibliográfico, tratando a respeito do tema proposto. Em seguida, foram realizadas visitas in loco, a fim de registrar diagnósticos sobre as práticas ambientais já realizadas pela universidade, onde foram feitos diversos registros fotográficos e descritivos que possibilitaram o realizamento do estudo. E ao final, com os resultados analisados, foram apresentadas alternativas de ações sustentáveis ainda não implementadas na instituição. Após a análise dos resultados obtidos a respeito das práticas de gestão ambiental realizadas, ficou claro que há uma crescente preocupação da instituição em agregar um valor ambiental em suas atividades, observou-se que a mesma já realiza algumas ações sustentáveis, tais como: promoção da educação ambiental; coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis; lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia; preservação e manutenção de áreas verdes; ventilação e iluminação natural; acesso para deficientes fisicos e pessoas com dificuldade de locomoção; presença de horta e mudários; além da organização de eventos periódicos e a utilização dos meios de comunicação da universidade para campanhas em prol do meio ambiente. |
Abstract: | In addition to academic activities that promote the formation of critical thinking, it is necessary for universities to work around an integrated environmental management system, minimizing impacts, while contributing to raising awareness in society. Thus, the research aims to identify the environmental management practices adopted by the Federal Rural University of the Amazon – UFRA, Belém campus, in addition to proposing actions not yet developed in accordance with the aspects of sustainable development. The methodology was developed in three stages. Initially, a bibliographical survey was carried out, dealing with the proposed topic. Then, on-site visits were carried out in order to record diagnoses on the environmental practices already carried out by the university, where several photographic and descriptive records were made that made it possible to carry out the study. And in the end, with the results analyzed, alternatives for sustainable actions not yet implemented in the institution were presented. After analyzing the results obtained regarding the environmental management practices carried out, it became clear that there is a growing concern on the part of the institution to add environmental value to its activities, it was observed that it already carries out some sustainable actions, such as: promoting environmental education; selective collection of recyclable solid waste; low energy consumption lamps and equipment; preservation and maintenance of green areas; ventilation and natural lighting; access for disabled people and people with mobility difficulties; presence of a vegetable garden and changing rooms; in addition to the organization of periodic events and the use of the university's media for campaigns in favor of the environment. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2220 |
Aparece nas coleções: | ISARH - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR....pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons