O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
Title: | A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. |
Advisor: | KIRCHOF, Edgar Roberto |
Authors: | GIRARD, Carla Daniella Teixeira |
Keywords: | Plataforma digital Biblioteca digital Solucionismo tecnológico Tecnologia inovadora Plataforma Minha Biblioteca Plataforma Pearson Big Tech |
Issue Date: | 2024-05-06 |
Publisher: | Universidade Luterana do Brasil |
Citation: | GIRARD, Carla Daniella Teixeira. A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Orientador: Edgar Roberto Kirchof. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259. Acesso em: . |
Resumo: | O solucionismo tecnológico promove a perspectiva de que os problemas da sociedade serão resolvidos por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. Este discurso também está presente no campo educacional. As plataformas digitais de livros, como a Minha Biblioteca e a Pearson, investem em discursos que promovem as tecnologias como salvadoras da qualidade dos seus acervos, como capazes de promover uma aprendizagem personalizada, proporcionar formas diferentes de leitura e outras práticas que contribuem para a melhoria da qualidade das IES. Assim, nesta tese, o objetivo é analisar, sob a perspectiva dos EC, como as plataformas digitais Minha Biblioteca e Pearson Highter Education promovem o discurso do solucionismo tecnológico para o campo da educação. Os objetivos específicos da pesquisa, por sua vez, são apresentar um panorama da história da escrita, do livro e das bibliotecas; relacionar as bibliotecas com o conceito de artefato cultural; apresentar as discussões sobre plataformização e sua teoria; evidenciar os principais discursos sobre solucionismo tecnológico evidentes na plataforma Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com análise do material empírico constituído por capturas de tela nas duas plataformas, totalizando 303 telas. A fundamentação teórica é constituída em dois pilares. O primeiro é relacionado à escrita, ao livro e à biblioteca, com autores como Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998). O segundo é relacionado aos estudos sobre plataformização, principalmente Van Dijck, Poell e Waal (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), e Rivas (2021). Com base nas análises, foi possível concluir que os discursos reproduzidos pelas plataformas digitais estão relacionados com o solucionismo tecnológico. |
Abstract: | Technological solver builds the worldview that all the society's problematic can be resolved through the access and use of innovative Technologies and in education, and scholar field this thought is also applied.The digital book platforms, as ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson Highter Education’ has been investing in discourses that figure the technologies as saviors, that includes the quality of their collections, as well as capable of promoting personalized learning and providing different ways of reading and other practices that contribute to improvement quality of higher education institution – HEI. Thus, the thesis’ objective is to analyze through the Cultural Studies’ perspective, the digital platforms ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Highter Education’ in the face of Technological solver in the education and scholar field. The research’s specific objectives are, to present the books and libraries’ history; to relate libraries to the concept of cultural artifact; to present theoretical discussions about platformization and to highlight the main discourses about Technological solver evident on the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’. Methodologically, the research is qualitative through bibliographic research and analysis of empirical content consisting of screenshots set take from the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’, totaling 303 screens. The theoretical foundation consists of two pillars, one related to writing, books and libraries with authors such as Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998) and, on the library from a cultural perspective, addressing platformization, there are authors Vries (2005); Hall (1997, 2006, 2016); DuGay et al. (1997); Van Dijck, Poell and Waal (2018), Poell, Nieborg and Van Dijck (2020), Van Dijck, Poell and Waal (2018) and Rivas (2021). Based on the analyses, it is inferred that the speeches reproduced by digital platforms are related to Technological solver. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259 |
Appears in Collections: | Teses - Externas a UFRA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A plataformização das bibliotecas....pdf | A plataformização das bibliotecas: uma análise... | 8,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License