O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
Title: | Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional |
Authors: | MASON, Ana Paula JORDÃO, Gustavo Rodrigues BORBA, Jaqueline Ferreira Machado PEREIRA, Marcos Aurélio da Silva MILIOLLI, Vitória Gabrielle |
Keywords: | Educação - alfabetização Educação indígena Tecnologia da educação Avaliação de ensino TICs na escola Educação infantil - aprendizagem Prática pedagógica Relação etnicorracial -pratica pedagógica Competência socioemocionais - educação |
Issue Date: | 2024-05-21 |
Publisher: | Schreiben |
Citation: | MASON, Ana Paula Uliana et al. (org). Saberes: práticas e pesquisas relacionadas ao processo educacional. Itapiranga : Schreiben, 2024. v. 2. 136p. DOI: 10.29327/5401280. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265. Acesso em: |
Resumo: | Debate a educação e mais precisamente a escola, principal meio de manifestação da própria educação em nossos tempos, retoma temas importantes já explorados na primeira edição, aponta novos pontos de vistas e incentiva as discussões sobre a área educacional, explora caminhos para diferentes práticas escolares a partir de diferentes percepções que um olhar mais amplo e transformador que pode ganhar espaço. Aponta ideias de autores anteriormente ausentes, a fim de ampliar o horizonte de estratégias para que a educação brasileira de fato passe por mudanças significativas e melhore o contexto social como um todo. Retoma temas muito debatido como Políticas e legislações educacionais; Currículo Formal e informal; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), representam aspectos normativos, que, quando compreendidos e analisados na íntegra, contribuem para a união entre a teoria e a prática possam auxiliar para o entendimento de uma realidade difícil como a realidade escolar. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2265 |
Appears in Collections: | ISARH - Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SABERES_Praticas e pesquisas realacionadasao processo educacional_v2.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License