O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284
Título: | Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias |
Autor(es): | SANTOS, Ana Cristina Gomes |
Palavras-chave: | Ciência aberta Repositório de dados Comunicação científica Gestão de dados de pesquisa |
Data do documento: | 2024-08-02 |
Editor: | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024 |
Citação: | SANTOS, Ana Cristina Gomes. Ciência Aberta nas instituições de ensino: abordagens e estratégias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.20, p. 01-17, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284Acesso em: |
Resumo: | Apresenta elementos da percepção de líderes de pesquisa para identificar necessidades de ação de informação para implementação de um plano de gestão de dados científicos abertos em uma universidade pública. Foram aplicados questionários semiestruturados via Google forms para pesquisadores líderes de grupos de pesquisa. O resultado apontou que uma parcela considerável dos pesquisadores reconhece os benefícios da partilha de dados de pesquisa, que há posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outrasações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema. Conclui-se que há necessidade de implementação de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científica |
Abstract: | It presents elements of the perception of research leaders to identify information action needs to implement an open scientific data management plan at a public university. Semi-structured questionnaires were administered via Google forms to researchers leading research groups. The result showed that a considerable portion of researchers recognize the benefits of sharing research data, that there are optimistic positions, however, these positions should be seen as extraordinary opportunities for dialogue with other actions to expand researchers' knowledge and involvement with the topic. It is concluded that there is a need to build an internal training policy to adopt new scientific communication practices. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2284 |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Central - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ciência Aberta nas instituições de ensino_abordagens e estratégias.pdf | 327,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons