O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445
Title: | Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas. |
Authors: | BRASIL, Heloisa dos Santos RIBEIRO, Maria Edilene da Silva |
Keywords: | Biblioteca acadêmica Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) Avaliação institucional Avaliação de cursos University libraries National Higher Education Evaluation System Institutional evaluation Course evaluation |
Issue Date: | 2024-10-18 |
Publisher: | Estud. Aval. Educ. (Fund. Carlos Chagas) |
Citation: | BRASIL, Heloisa dos Santos; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, p. e10544, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445. Acesso em: . |
Resumo: | O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor |
Abstract: | The present article aims to analyze the meanings of the general and specific objectives of the research published between 2004 and 2021 on the evaluation of the National Higher Education Evaluation System for federal university libraries. A systematic literature
review and interpretation of meanings were used to analyze 31 studies. Research focused
primarily on providing tools for libraries to prepare for external evaluations, seeking
to adopt indicators. The minority considered self-assessment and the majority
prioritized the notion of regulation over evaluation. Research with critical analysis
is therefore needed to understand the full extent of the evaluation system and its
regulatory effects on the sector. El artículo tiene como objetivo analizar los significados de los objetivos generales y específicos de las investigaciones publicadas entre 2004 y 2021 sobre la evaluación del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior para bibliotecas universitarias federales. Para el análisis de 31 investigaciones, se utilizaron los métodos de revisión sistemática de la literatura e interpretación de significados. Predominaron investigaciones con la finalidad de instrumentalizar la biblioteca para las evaluaciones externas, visando la adopción de los indicadores. La minoría consideró la autoevaluación y la mayoría priorizó el significado de la regulación sobre la evaluación. Por lo tanto, son necesarias investigaciones con análisis críticas para comprender la totalidad del sistema evaluativo y sus efectos regulatorios sobre el sector. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445 |
Appears in Collections: | Biblioteca Central - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DO SINAES PARA AS BUS.pdf | 535,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License