O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2024-10-18T18:38:57Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T18:38:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, Heloisa dos Santos; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, p. e10544, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-932X | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2445 | - |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | Estud. Aval. Educ. (Fund. Carlos Chagas) | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Biblioteca acadêmica | en_US |
dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) | en_US |
dc.subject | Avaliação institucional | en_US |
dc.subject | Avaliação de cursos | en_US |
dc.subject | University libraries | en_US |
dc.subject | National Higher Education Evaluation System | en_US |
dc.subject | Institutional evaluation | en_US |
dc.subject | Course evaluation | en_US |
dc.title | Avaliação do Sinaes para as bibliotecas universitárias: o sentido das pesquisas. | en_US |
dc.type | Article | en_US |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9317298366824662 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6279228695466400 | pt_BR |
dc.contributor.author | BRASIL, Heloisa dos Santos | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Maria Edilene da Silva | - |
dc.description.resumo | O artigo visa a analisar os sentidos dos objetivos gerais e específicos das pesquisas publicadas de 2004 a 2021 sobre a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para as bibliotecas universitárias federais. Utilizaram-se, para a análise de 31 pesquisas, os métodos revisão sistemática da literatura e interpretação de sentidos. Predominaram pesquisas com a finalidade de instrumentalizar a biblioteca para as avaliações externas, visando à adoção dos indicadores. A minoria considerou a autoavaliação e a maioria priorizou o sentido da regulação em detrimento da avaliação. Assim, são necessárias pesquisas com análises críticas para entender a totalidade do sistema avaliativo e os seus efeitos reguladores sobre o setor | en_US |
dc.description.abstract | The present article aims to analyze the meanings of the general and specific objectives of the research published between 2004 and 2021 on the evaluation of the National Higher Education Evaluation System for federal university libraries. A systematic literature review and interpretation of meanings were used to analyze 31 studies. Research focused primarily on providing tools for libraries to prepare for external evaluations, seeking to adopt indicators. The minority considered self-assessment and the majority prioritized the notion of regulation over evaluation. Research with critical analysis is therefore needed to understand the full extent of the evaluation system and its regulatory effects on the sector. | en_US |
dc.description.abstract | El artículo tiene como objetivo analizar los significados de los objetivos generales y específicos de las investigaciones publicadas entre 2004 y 2021 sobre la evaluación del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior para bibliotecas universitarias federales. Para el análisis de 31 investigaciones, se utilizaron los métodos de revisión sistemática de la literatura e interpretación de significados. Predominaron investigaciones con la finalidad de instrumentalizar la biblioteca para las evaluaciones externas, visando la adopción de los indicadores. La minoría consideró la autoevaluación y la mayoría priorizó el significado de la regulación sobre la evaluación. Por lo tanto, son necesarias investigaciones con análisis críticas para comprender la totalidad del sistema evaluativo y sus efectos regulatorios sobre el sector. | en_US |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-3894-0976 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-8605-9406 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Central - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO DO SINAES PARA AS BUS.pdf | 535,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons