O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2024-10-21T14:52:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T14:52:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Fádya Lorena de Souza. Contribuições da análise do discurso bakhtiniana para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político. Cadernos de Pós -Graduação em Letras, São Paulo, v. 24, n. 1, jan./abr. 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2447. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4163 | pt_BR |
dc.identifier.other | DOI: 10.5935/cadernosletras.v24n1p121-139 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2447 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Análise de discurso | en_US |
dc.subject | Bakhtin | en_US |
dc.subject | Política pública educacional | en_US |
dc.subject | Discourse analysis | en_US |
dc.subject | Educational public policy | en_US |
dc.title | Contribuições da análise do discurso bakhtiniana para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político. | en_US |
dc.type | Article | en_US |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9317298366824662 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BRASIL, Heloisa dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2526749866001130 | pt_BR |
dc.contributor.author | MOURA, Fádya Lorena de Souza | - |
dc.description.resumo | O presente artigo teve o objetivo de discorrer sobre a análise do discurso à luz de Bakhtin e suas contribuições, enquanto técnica de análise de dados qualitativos, para o estudo de políticas públicas educacionais como fenômeno político, numa perspectiva crítica. Para tanto, tomou como exemplo a aplicação da análise do discurso bakhtiniana no tratamento de parte dos dados de uma pesquisa de doutorado em Educação em desenvolvimento. Primeiramente, foi feito um estudo bibliográfico sobre as contribuições de Bakhtin para a análise do discurso. Posteriormente, como resultado, foi apresentada uma proposta de sistematização para a aplicação da análise do discurso às pesquisas em políticas públicas educacionais. | en_US |
dc.description.abstract | This article aimed to discuss discourse analysis in the light of Bakhtin and his contributions, as a qualitative data analysis technique, to the study of public educational policies as a political phenomenon, from a critical perspective. To do this, he used as an example the application of Bakhtinian discourse analysis in the treatment of part of the data from a doctoral research in Education in development. Firstly, he carried out a bibliographical study on Bakhtin’s contributions to discourse analysis. Subsequently, as a result, he presented a systematization proposal for the application of discourse analysis to research on public educational policies. | en_US |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6163-3731 | pt_BR |
dc.contribuitor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-3894-0976 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biblioteca Central - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO BAKHTINIANA.pdf | 140,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons