O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2024-10-31T19:28:49Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T19:28:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Alcione Batista da Silva; MIRANDA, Andréa da Silva; REIS, Grasiano Vieira; FERREIRA, Juliene de Sousa; LOBATO, Klycia Talita de Jesus. Guia tecnologia assistiva: a Tecnologia Assistiva é fundamental para promover a Inclusão, a autonomia e a equidade de pessoas com deficiência na sociedade. Belém: UFRA, 2024. 27 f. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2461. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.other | CDD: 371.9046 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2461 | pt_BR |
dc.description | O Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR foi institucionalizado no ano de 2012 e tem como objetivo superior alinhar as diretrizes institucionais a uma perspectiva inclusiva por meio de ações de acessibilidade para que as Pessoas que fazem parte do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) consigam acessar e permanecer na UFRA, tendo igualdade de oportunidades com as demais Pessoas. O regulamento do Núcleo ACESSAR foi aprovado pelo Conselho Superior de Educação da UFRA por meio da Resolução nº 448/2021. Atualmente, o Núcleo Acessar está vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), conforme Resolução nº 500, de 02/12/2022. Os principais serviços do Núcleo ACESSAR são: Promoção de programas e projetos de pesquisa e extensão como suporte às demandas de inclusão e acessibilidade da Ufra e da sociedade; Atendimento individualizado e coletivo de estudantes público-alvo da educação especial em conformidade com a legislação vigente; Identificação de demandas de acessibilidade e inclusão; Articulação com os setores competentes com a finalidade de dirimir ou eliminar barreiras de acessibilidade; Orientação sobre estratégias pedagógicas inclusivas; Compartilhamento de práticas inclusivas para atender às necessidades dos estudantes; Suporte na criação de materiais didáticos adaptados, com versões em Braille e Libras; Colaboração com as coordenações de curso para implementar as adaptações necessárias para a permanência de estudantes que são PAEE. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | NÚCLEO ACESSAR | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Inclusão | en_US |
dc.subject | Inclusão educacional | en_US |
dc.subject | Acessibilidade | en_US |
dc.subject | Inclusão social | en_US |
dc.subject | Tecnologia assistiva | en_US |
dc.subject | Equidade | en_US |
dc.subject | Pessoa com deficiência | en_US |
dc.subject | Inclusion | en_US |
dc.subject | Accessibility | en_US |
dc.subject | Social inclusion | en_US |
dc.subject | Equity | en_US |
dc.subject | Assistive technology | en_US |
dc.title | Guia tecnologia assistiva: a Tecnologia Assistiva é fundamental para promover a Inclusão, a autonomia e a equidade de pessoas com deficiência na sociedade. | en_US |
dc.type | Learning Object | en_US |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3250283007013769 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0376285432699286 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2676003020058410 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6636719019598972 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6056404133797942 | pt_BR |
dc.contributor.author | MORAES, Alcione Batista da Silva | - |
dc.contributor.author | MIRANDA, Andréa da Silva | - |
dc.contributor.author | REIS, Grasiano Vieira | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Juliene de Sousa | - |
dc.contributor.author | LOBATO, Klycia Talita de Jesus | - |
dc.description.resumo | Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Deficiência para que permaneçam na UFRA com independência e autonomia, o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR apresenta este guia informativo sobre Tecnologia Assistiva. Desejamos que este material possa motivar você a criar mecanismos para que a inclusão de Pessoas que necessitam de acessibilidade seja verdadeiramente efetivada. | en_US |
dc.description.abstract | With the aim of improving the quality of life of People with Disabilities so that they can remain at UFRA with independence and autonomy, the Amazonian Center for Accessibility, Inclusion and Technology - ACESSAR presents this informative guide on Assistive Technology. We hope that this material will motivate you to create mechanisms so that the inclusion of people who need accessibility is truly effective. | en_US |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3132-0499 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROAES - Objetos Pedagógicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Guia tecnologia assistiva.pdf | 12,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons