![DSpace logo](/jspui/image/logo.gif)
O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503
Title: | Gestão de crise nas bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia. |
Authors: | INOMATA, Danielly Oliveira PINHEIRO, Melissa Sobral SILVA JUNIOR, Raimundo |
Keywords: | Biblioteca universitária Recurso de Informação Tecnologia da Informação Library university Communication technologies Redeteca (UFRA) |
Issue Date: | 2024-12-26 |
Publisher: | Ciência da Informação em Revista |
Citation: | INOMATA, Danielly Oliveira; PINHEIRO, Melissa Sobral; SILVA JUNIOR, Raimundo. Gestão de crise nas bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 11, e18631, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503. Acesso em: . |
Resumo: | O estudo foca na gestão de crise e as lições aprendidas pela Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia durante a pandemia. Por meio de um estudo de caso e questionários, examina as práticas adotadas pelos bibliotecários para identificar atividades colaborativas implementadas durante a crise do COVID-19. Analisa o papel do gestor e do bibliotecário, explorando as práticas de gestão no sistema de bibliotecas da universidade e refletindo sobre as mudanças nos serviços bibliotecários durante esse período desafiador. Os resultados apontam (i) que a biblioteca tinha um plano de contingência, mas não estava adequando à crise da Pandemia da Covid-19; (ii) as lições aprendidas figuram a capacidade de inovar, da manutenção da educação continuada e rápida adaptação as mudanças;(iii) alto nível de concordância quanto a necessidade de adequar os serviços da biblioteca ao novo normal, capacitar a equipe e desenvolver e implementar novos serviços. Conclui que as ferramentas de gestão e tecnologias de informação e comunicação são essenciais para as bibliotecas em tempos de crise, para a manutenção dos processos, produtos e serviços. |
Abstract: | The study focuses on crisis management and the lessons learned by the Library Network of the Federal Rural University of the Amazon during the pandemic. Through a case study and questionnaires, it examines the practices adopted by librarians to identify collaborative activities implemented during the COVID-19 crisis. Analyzes the role of the manager and the librarian, exploring management practices in the university library system and reflecting on changes to library services during this challenging period.The results indicate (i) that the library had a contingency plan, but it was not adapting to the Covid-19 Pandemic crisis; (ii) lessons learned include the ability to innovate, maintain continuing education and quickly adapt to changes; (iii) high level of agreement regarding the need to adapt library services to the new normal, train staff and develop and implement new services. It concludes that management tools and information and communication technologies are essential for libraries in times of crisis, to maintain processes, products and services. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503 |
Appears in Collections: | Parauapebas - Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestão de crise - Biblioteca.pdf | 360,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License