Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Ajuda
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPI FORA DE SEDE
  3. Parauapebas
  4. Parauapebas - Artigos Científicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-01-20T17:15:11Z-
dc.date.available2025-01-20T17:15:11Z-
dc.date.issued2024-12-26-
dc.identifier.citationINOMATA, Danielly Oliveira; PINHEIRO, Melissa Sobral; SILVA JUNIOR, Raimundo. Gestão de crise nas bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 11, e18631, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.issn2358-0763pt_BR
dc.identifier.otherDOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18631pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2503pt_BR
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherCiência da Informação em Revistaen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBiblioteca universitáriaen_US
dc.subjectRecurso de Informaçãoen_US
dc.subjectTecnologia da Informaçãoen_US
dc.subjectLibrary universityen_US
dc.subjectCommunication technologiesen_US
dc.subjectRedeteca (UFRA)en_US
dc.titleGestão de crise nas bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia.en_US
dc.typeArticleen_US
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331766194649420pt_BR
dc.contributor.authorINOMATA, Danielly Oliveira-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Melissa Sobral-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Raimundo-
dc.description.resumoO estudo foca na gestão de crise e as lições aprendidas pela Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia durante a pandemia. Por meio de um estudo de caso e questionários, examina as práticas adotadas pelos bibliotecários para identificar atividades colaborativas implementadas durante a crise do COVID-19. Analisa o papel do gestor e do bibliotecário, explorando as práticas de gestão no sistema de bibliotecas da universidade e refletindo sobre as mudanças nos serviços bibliotecários durante esse período desafiador. Os resultados apontam (i) que a biblioteca tinha um plano de contingência, mas não estava adequando à crise da Pandemia da Covid-19; (ii) as lições aprendidas figuram a capacidade de inovar, da manutenção da educação continuada e rápida adaptação as mudanças;(iii) alto nível de concordância quanto a necessidade de adequar os serviços da biblioteca ao novo normal, capacitar a equipe e desenvolver e implementar novos serviços. Conclui que as ferramentas de gestão e tecnologias de informação e comunicação são essenciais para as bibliotecas em tempos de crise, para a manutenção dos processos, produtos e serviços.en_US
dc.description.abstractThe study focuses on crisis management and the lessons learned by the Library Network of the Federal Rural University of the Amazon during the pandemic. Through a case study and questionnaires, it examines the practices adopted by librarians to identify collaborative activities implemented during the COVID-19 crisis. Analyzes the role of the manager and the librarian, exploring management practices in the university library system and reflecting on changes to library services during this challenging period.The results indicate (i) that the library had a contingency plan, but it was not adapting to the Covid-19 Pandemic crisis; (ii) lessons learned include the ability to innovate, maintain continuing education and quickly adapt to changes; (iii) high level of agreement regarding the need to adapt library services to the new normal, train staff and develop and implement new services. It concludes that management tools and information and communication technologies are essential for libraries in times of crisis, to maintain processes, products and services.en_US
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5657-2137pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0005-1485-5901pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0009-0000-7715-4890pt_BR
Aparece nas coleções:Parauapebas - Artigos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de crise - Biblioteca.pdf360,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com