
O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2025-05-14T15:28:07Z | pt_BR |
dc.date.available | 2025-05-14T15:28:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-14 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBÉRIO, Antônio Carlos. A Educação agrícola superior e as necessidades do desenvolvimento rural dos países da América Latina. Belém: FCAP, 1987. 24 p. (Documento apresentado pelo professor Antônio Carlos Albério,Presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superor (ABEAS). Mesa redonda internacional realizada em Honduras,sob o patrocínio da FAO, no período de 03 a 07.08.87. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2630. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.other | CDD - 630.71180601 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2630 | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação e Faculdade de Ciências Agrárias do Pará | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ufra - Campus Belém | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação Agrícola - História | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Rural - América Latina | pt_BR |
dc.subject | Ciências Agrárias - História | pt_BR |
dc.subject | Ciências Agrárias - Formação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ciências Agrárias - Recursos Naturais | pt_BR |
dc.subject | Justiça Social | pt_BR |
dc.title | A Educação agrícola superior e as necessidades do desenvolvimento rural dos países da América Latina. | pt_BR |
dc.type | Working Paper | en_US |
dc.contributor.author | ALBÉRIO, Antônio Carlos | pt_BR |
dc.description.resumo | O pleno sucesso dos modelos de desenvolvimento rural está na dependência de recursos humanos, principalmente os de nível superior, o que destaca a importância da formação de profissionais de ciências agrárias, como agentes de ação e de mudanças no meio rural dos países da América Latina. De modo particular para o Brasil, a educação agrícola superior exerce papel relevante na formação de técnicos capazes de transformar a agricultura em empreendimento ecologicamente estável, economicamente rentável e socialmente justo. O desenvolvimento rural dos países da América Latina tem de ser considerado como processo de aplicação de medidas adequadas para aproveitar melhor os recursos naturais e humanos, que responda às exigências de alcançar a máxima eficiência econômica como meio para lograr a justiça social. O grande problema que^a política para o desenvolvimento rural, econômico e social das nações latino-americanas é definir o tipo de educação que deve ser oferecida, capaz de sintetizar um NOVO-HOMEM que sendo força de trabalho e ser social, recursos para o desenvolvimento e pessoa humana. Tal educação não deve se constituir uma oposição entre tecnologia e humanismo, mas sim, uma intercomplementariedade em busca de um novo humanismo que integre, em um todo coerente, a formação cultura, cientifica e tecnológica, além de uma aplicação social e econômica. O profissional de ciências agrárias terá de ser um agente de mudanças que atuará nos mais diversos setores da sociedade, enfrentando e tendo de se adaptar à ação em variadas camadas sociais, desde a sociedade campesina até as altas estruturas organizacionais dos governos, sendo-lhe necessário o conhecimento tecnológico, mas também ter cultura humanística. Que tipo de profissional é preciso formar? A resposta demanda apurado estudo que abrange desde os interesses governamentais ate os interesses pessoais dos que labutam na sociedade campesina. No Brasil, o assunto foi grandemente debatido, concluindo-se que a formação deve ser aberta, não-terminada, ou seja, um profissional treinável para qualquer função. Opinou-se por profissional eclético que atenda a realidade nacional. Seminário realizado em Viçosa, 1982, concluiu que se deve formar profissional para o trabalho, que e diferente do emprego ou serviço. Concluiu mais que o profissional de ciências agrárias deve ter formação ecléctica, com sólido conhecimento das ciências básicas e ênfase nas áreas de conhecimento social, de modo a tornar o exercício profissional mais abrangente, possibilitando atuações em várias opções no mercado de trabalho. Ressalte-se a importância de dar maior valor ao profissional de ciências agrárias, através de melhor espírito de classe e o desenvolvimento de um crescente sentido de respeito e responsabilidade profissional, sendo necessário um dialogo continuo e permanente do técnico com o produtor, com vistas a criar na agricultura, um núcleo profissional com uma nova visão da realidade agrícola, e especialmente do papel do produtor rural no processo de mudança dessa realidade. O processo educativo de formação de profissionais de ciências agrárias deve ter como objetivo educacional a síntese de um profissional com capacidade para' mudar a sociedade campesina, dentro de objetivos sociais, econômicos, políticos, culturais e ecológicos. É necessário cessar a formação de profissionais apenas para o setor da agricultura do tipo comercial, devendo o processo educativo também envolver, no mesmo homem, a capacidade para atender a agricultura de baixa renda, sendo necessário proporcionar ao profissional em formação oportunidade de conhecer a realidade rural em que devera exercer sua profissão. A superação do subdesenvolvimento rural dos países da América Latina torna-se cada dia mais urgente suscitando encontrar meios que eliminem as situações de miséria, sub consumo e marginalização, incompatíveis com a evolução cultural da humanidade e as possibilidades ofertadas pelo conhecimento cientifico-tecnológico. No processo de superação do subdesenvolvimento, a educação agrícola superior desempenha importante papel como propulsora do desenvolvimento rural, devendo atender aos propósitos de uma educação libertadora, que leve ao dialogo, à criatividade, à compreensão de todos os aspectos da vida integral das comunidades rurais dos países da América Latina. | pt_BR |
dc.description.abstract | The complete sucess o£ models for rural development is the dependence of human resources, mainly at the university level. This distinguishes the importance of the development of agrarian sciences professionals as agents of action and changes in the rural area of the Latin American Countries. In particular for Brazil, the agricultural higher education has a relevant role in the deve lopment of experts capable of changing the agriculture in under taking ecologically stable, economically lucrativa and socially just. The rural development of Latin American Countries must be considered as a process of application of adequate measures to use better the natural and human resources, that answer to the requirements of reaching the best economical efficience as the means for having social justice. A big problem for reaching the rural economical and social development is to identify the type of education that must be offered, apt to synthetize a new man. Such education should not constitute a divergence between technology and humanism, but complementary parts towards a new hu manism that integrates as a coherent whole, the culture, scientific and technological formation besides a social and economical application. The agrarian sciences, professional will have to be an agent of changes who will act in many sectors of the society, fa cing and having to adapt him self to action in social leveis, from the rural society to the higher organizaiional struetures of the goverment being necessary to the professional technological knowledge humanistic culture. What type of professional is necessary to form? The answer requires adequate study that covers from the goverment in terests to the personal interests of those who work in rural so ciety in Brazil, the subject was widely discussed, and it was con cluded that the formation must be cpened, not finished, in other words, a professional trainable for any funetion. A seminar held in Viçosa, in 1982, concluded that it must be formed the professional for the work, not the job. It was also concluded that the professional must have a generic formation, whith a solid knowledge in the basic sciences and emphasis in the areas of social knowledge, in order to make his professional work broader and to increase the options of jobs. It should be pointed out the need for a continuous and permanent dialogue o£ the expert with the producer in order to create in the agriculture, a professional nucleus with a new vision of the agricultural reality, and specially of the role of the rural producer in the process of the change of that reality. The educational process for the agrarian professional must have the goa] of forming a professional apt to change the rural society, according to social, economical, political cultural and ecological objectives. It is necessary to stop the formation of professionals on ly for the profitable sector of the agriculture, and the educatio nal process should built, in the same man, the capacity to support the low profit agriculture, allowing to the professional the opor tunity to know the rural reality where he must do his work. The rural development of the Latin American Countries be comes every day more urgent in order to find the means to elimina te their poverty, the sub consumption standards and marginal condi tions, incompatible in the humanity cultural evolution and.the scientific and techonologlcal development. The role of the agricultural education is important to push the rural development and is must observ the goals of a liberating education, that leads to the dialogue, to the critic reasoning, and to the understanding of ali aspects of the whole li fe of the rural communities of the Latin American Countries. | en_US |
Aparece nas coleções: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Seminários etc.) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação agrícola superior e as necessidades....o.pdf | 918,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons