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O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
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  4. Teses - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2635
Título: O "Ir à luta!" no exercício da parentalidade por pais de pessoas em condição de deficiência: um estudo em Grounded Theory
Orientador: SILVA, Simone Souza da Costa e
Autor(es): ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas
Palavras-chave: Deficientes - Relações com a família
Deficientes - Condições sociais
Deficientes - Psicologia
Pais de deficientes - Psicologia
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Pará
Citação: ROSÁRIO, Hilda Rosa Moraes de Freitas. O "Ir à luta!" no exercício da parentalidade por pais de pessoas em condição de deficiência: um estudo em Grounded Theory.2017. 121 f. Orientadora: Simone Souza da Costa e Silva. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do comportamento) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2017.
Resumo: O diagnóstico de uma deficiência se configura como um momento de crise que marca não apenas a trajetória de vida da pessoa como também do grupo familiar, requerendo dos pais que se adaptem à condição do filho e às demandas dela decorrentes, podendo gerar neles sobrecarga e estresse no exercício do cuidado parental. Por outro lado, os efeitos negativos dessas variáveis dependerão, dentre outros, do apoio social recebido e das ações adotadas por eles no sentido de alterar o efeito desagradável das condições estressoras. Neste sentido, objetivou-se elaborar um modelo representativo do exercício da parentalidade pelos pais de crianças e adultos com deficiência intelectual ou múltipla, além de: descrevê-los por meio da identificação de variáveis sociodemográficas; identificar as estratégias adotadas por eles e os fatores que as influenciam frente à condição de deficiência de seu filho; analisar as consequências dessas estratégias e sua relação com as condições que estruturam o fenômeno em questão e compreender como se configura o exercício da parentalidade nesse grupo. Para isso foi aplicada como abordagem metodológica a Grounded Theory. Pelo processo de amostragem teórica foram constituídos dois grupos de pais, o grupo I com seis participantes (um pai e cinco mães) e o grupo II com três mães. A principal estratégia de coleta de dados foi a entrevista com base em um roteiro semiestruturado composto de duas partes: I - Dados Sociodemográficos com oito questões fechadas e II - Questões Específicas com três questões abertas, aplicado aos participantes, no período de agosto de 2015 à junho de 2016. Os dados coletados foram transcritos e posteriormente analisados conforme os processos de codificação aberta, axial e seletiva, aplicando-se como ferramentas o paradigma com seus componentes (ação, condição e consequência) e o modelo condicional/consequencial de modo a identificar o fenômeno nos dados. A partir dos dados analisados foi possível acessar o modelo teórico O “Ir à Luta!” no exercício da parentalidade por pais de pessoas em condição de deficiência, o qual se estruturou na interação de duas macrocategorias: a SER PAI/MÃE DE UM FILHO COM DEFICIÊNCIA que abordou o processo de adaptação subjetiva desses pais no exercício de sua parentalidade e a IR À LUTA! como uma dimensão prática, na qual se concentraram as estratégias adotadas pelos pais dessas crianças e adultos. Desse modo, o modelo proposto possibilitou a compreensão do processo de adaptação dos pais, seu movimento entre a aceitação e a rejeição da condição de deficiência do filho e de sua identidade mediado pela interação com este e com demais atores sociais ao longo da trajetória de cuidados com seu filho.
Abstract: The diagnosis of a disability is a moment of crisis that affects not only the life trajectory of a person but also the family group, requiring parents to adapt to the condition of the child and the demands arising from it, which can generate overload and stress for them in the exercise of parental care. On the other hand, the negative effects of these variables will depend, among others, on the social support received and the actions adopted by them in order to change the unpleasant effect of stressful conditions. Hence, the aim of the study was to formulate a representative model of the exercise of parenting by parents of children and adults with intellectual or multiple disabilities, as well as to describe them through the identification of sociodemographic variables; to identify the strategies adopted by them and the factors that influence them facing their child's disability condition; to analyze the consequences of these strategies and their relationship with the conditions that structure the phenomenon under study and to understand how the exercise of parenting is configured in this group. To that end, the Grounded Theory was applied as methodological approach. Through theoretical sampling two groups of parents were set up, group I with six participants (one father and five mothers) and group II with three mothers. The main strategy for data collection was the interview based on a semi-structured script composed of two parts: I - Sociodemographic Data with eight closed questions and II - Specific Questions with three open questions, administered to participants in the period of August 2015 to June 2016. The collected data were transcribed and later analyzed according to the open, axial and selective coding processes, applying the paradigm with its components (action, condition and consequence) and the conditional/consequential matrix as tools to identify the phenomenon in the data. From the analyzed data it was possible to access the theoretical model The “Go For It!” in the exercise of parenting by parents of disabled people, which was structured in the interaction of two macrocategories: BEING FATHER/MOTHER OF A DISABLED CHILD, which approached the process of subjective adaptation of these parents in the exercise of their parenting and GO FOR IT! as a practical dimension, which focused the strategies adopted by the parents of these children and adults. Thus, the proposed model made possible the understanding of the parents' adaptation process, their movement between acceptance and rejection of the child's disability condition and their identity mediated by the interaction with the child and with other social actors throughout the care trajectory of their child.
URI: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2635
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