Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. PROAES
  4. PROAES - Objetos Pedagógicos (recurso utilizado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.otherPROAESpt_BR
dc.contributor.otherACESSARpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T18:08:32Z-
dc.date.available2025-06-16T18:08:32Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationVILHENA, Maria de Jesus Moraes. Calendário inclusivo. Belém: UFRA/ACESSAR, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2667. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2667-
dc.language.isopt_BRen_US
dc.publisherUFRA/ACESSARen_US
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCalendário inclusivoen_US
dc.subjectCalendário acessívelen_US
dc.subjectCalendário digital inclusivoen_US
dc.subjectLibrasen_US
dc.subjectSinais em librasen_US
dc.subjectAcessibilidadeen_US
dc.subjectEscrita em Brailleen_US
dc.subjectEscrita Signwritingen_US
dc.subjectDiversidadeen_US
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectTintaen_US
dc.subjectDatas comemorativasen_US
dc.subjectDatilografiaen_US
dc.subjectEducação inclusivaen_US
dc.titleCalendário inclusivoen_US
dc.typeLearning Objecten_US
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0376285432699286pt_BR
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Andréa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0596985944399682pt_BR
dc.contributor.authorVILHENA, Maria de Jesus Moraes-
dc.description.resumoA nova edição do Calendário Inclusivo Digital Ecológico - Versão 3.1, que traz diversas novidades: - Datas comemorativas tradicionais. - Datas que celebram a luta pela inclusão e acessibilidade. Mais do que um recurso prático, este calendário é uma homenagem a todos que marcaram minha vida e contribuíram para a construção de um mundo mais inclusivo. Sem essas pessoas, este projeto não seria possível. O Calendário Inclusivo Digital Ecológico é parte do Projeto Recurso Educacional Aberto Didático Digital Inclusivo — READDIS, em parceria com os projetos "Vem Aprender Incluir e Luz na Educação", com o propósito de iluminar caminhos na educação e promover a inclusão e acessibilidade no ensino. Contribui para o ensino e a aprendizagem, oferecendo acesso rápido, fácil e eficiente a conteúdos educacionais diversos acessíveis. + Reflete a diversidade das formas de comunicação das pessoas com deficiência, como pessoas com deficiência visual, auditiva ou outras dificuldades específicas. + Princípio da previsibilidade: Estrutura organizada e consistente que favorece a compreensão antecipada do conteúdo, promovendo segurança e participação ativa no aprendizado. + Estratégias de redundância: Apresenta o conhecimento em diversas formas, criando um ambiente inclusivo e colaborativo para todos. Colabora com professores e alunos: Ferramentas práticas para facilitar o ensino, promover a autonomia dos estudantes e reforçar a educação inclusiva. Este calendário utiliza cinco sistemas de escrita, demonstrando a diversidade na comunicação das pessoas com deficiência como: 1-Sinais em Libras: para pessoas com deficiência auditiva. 2-Escrita SignWriting: para pessoas com deficiência auditiva. 3-Datilologia (alfabeto|números): para pessoas com deficiência auditiva. 4-Escrita em Braille: para pessoas com deficiência visual. 5-Tinta (Português): para pessoas neurotípicas, Além disso, o calendário adota práticas sustentáveis ao utilizar recursos digitais, reduzindo a necessidade de materiais impressos e promovendo a preservação ambiental. Com essa abordagem, o Calendário Digital Inclusivo Ecológico 2025 fortalece a valorização da diversidade, inclusão e responsabilidade ambiental.en_US
dc.description.abstractThe new edition of the Ecological Digital Inclusive Calendar - Version 3.1, which brings several new features: - Traditional commemorative dates. - Dates that celebrate the fight for inclusion and accessibility. More than a practical resource, this calendar is a tribute to everyone who has marked my life and contributed to building a more inclusive world. Without them, this project wouldn't be possible. The Inclusive Digital Ecological Calendar is part of the Inclusive Digital Didactic Open Educational Resource Project - READDIS, in partnership with the "Come Learn Include and Light in Education" projects, with the aim of illuminating paths in education and promoting inclusion and accessibility in teaching. It contributes to teaching and learning by offering quick, easy and efficient access to a variety of accessible educational content. + Reflects the diversity of forms of communication of people with disabilities, such as people with visual impairments, hearing impairments or other specific difficulties. + Predictability principle: Organized and consistent structure that favours early understanding of the content, promoting safety and active participation in learning. Redundancy strategies: Presents knowledge in different forms, creating an inclusive and collaborative environment for everyone. Collaborates with teachers and students: Practical tools to facilitate teaching, promote student autonomy and reinforce inclusive education. This calendar uses five writing systems, demonstrating the diversity of communication for people with disabilities: 1-Signs in Libras: for people with hearing disabilities. 2-SignWriting: for people with hearing disabilities. 3-Typing (alphabet|numbers): for people with hearing impairments. 4-Braille writing: for people with visual impairments. 5-Ink (Portuguese): for neurotypical people, In addition, the calendar adopts sustainable practices by using digital resources, reducing the need for printed materials and promoting environmental preservation. With this approach, the Ecological Inclusive Digital Calendar 2025 strengthens the appreciation of diversity, inclusion and environmental responsibility.en_US
Aparece nas coleções:PROAES - Objetos Pedagógicos (recurso utilizado para apoiar o processo de ensino e aprendizagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OFICIAL CALENDÁRIO INCLUSIVO ECOLÓGICO DIGITAL 2025.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com