Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. BDTD
  3. TEDEX
  4. Dissertações - Externas a UFRA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-07-02T12:18:04Zpt_BR
dc.date.available2025-07-02T12:18:04Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aleksandra do Socorro da. TUTA - Um Tutor Baseado em Agentes no Contexto do Ensino a Distância .2000.165 f. Orientador: Arturo Hernández-Domínguez Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, PB, 2000. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2682. Acesso em:-
dc.identifier.otherCDD 007.52-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2682-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba-
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInteligência artificial-
dc.subjectSistemas tutores inteligentes-
dc.subjectEducação a distância-
dc.subjectMetodologia orientada a agentes-
dc.subjectMetodologia orientada a objetos-
dc.titleTUTA - Um Tutor Baseado em Agentes no Contexto do Ensino a Distância-
dc.typeDissertation-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.advisor1HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9825582909788318pt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Aleksandra do Socorro dapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Sistema Tutor Baseado em Agentes (TUTA) no contexto de uma Classe Virtual Adaptativa. O TUTA atende um grupo de alunos geograficamente distantes e permite o aprendizado de conceitos (exemplo: o domínio da orientação a objetos). O funcionamento do tutor é determinado pelo módulo de estratégias (multi-estratégias) que permite a interpretação de qualquer estratégia definida pelo professor (armazenada em arquivo). Uma estratégia é representada via um conjunto de primitivas básicas que permitem a definição de um algoritmo-estratégia e o Módulo Didático é representado por um Servidor de Objetos Didáticos, que está associado aos objetos do domínio.-
dc.description.abstractThis work consists of the development of a Based Tutorial System in Agents (TUTA) in the context of a Virtual Classroom Adaptable. TUTA attend a group of geographically distant students and allows to the learning of concepts (example: the domain of the object-oriented). The functioning of the tutor is determined by the module of strategies (multi-strategies) that it allows the interpretation of any strategy defined through teacher (stored in archive). A strategy is represented by a set of basic primitive that allow to the definition of a algorithmstrategy and Didactic Module is represented by Didactic Object Server, who is associated with objects of the domain.-
Aparece nas coleções:Dissertações - Externas a UFRA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TUTA - UM TUTOR BASEADO EM AGENTES NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com