Skip navigation
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/375
Título: Experiências de ensino da computação desplugada em diferentes séries da educação fundamental maior
Autor(es): RAIOL, Alberto Alan
LIMA, Ana Carina
SARGES, João
SANTOS, Rafael
BEZERRA, Fábio de Lima
Palavras-chave: Computação - Educação básica - ensino
Computação desplugada
Computação - Método de ensino
Computação - Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2016
Editor: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/Workshop sobre Educação em Computação
Citação: RAIOL, Alberto Alan et al. Experiências de ensino da computação desplugada em diferentes séries da educação fundamental maior. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 36., 2016 / WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 24., 2016. Anais... Porto Alegre, RS: 2016.
Resumo: O estudo da computação é visto como algo complexo e que possui conceitos de difícil abstração. Esta leitura da área da computação poderia ser melhorada se os alunos da educação básica, do ensino fundamental ou médio, tiverem o contato com a computação como uma ciência. No entanto, em que momento do ciclo de formação a computação ao poderia ser apresentada a esse alunado da educação básica? Com a intenção de mostrar a importância da computação e facilitar o ensino e o aprendizado desta área, o presente trabalho relata a aplicação da Computação Desplugada como método de ensino bem aceito pelos estudantes do ensino fundamental maior. Os resultados dessa experiência apontam que o sétimo ano foi a série que melhor respondeu bem ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
Abstract: The study of computing is seen as complex and of hard abstraction. This understanding of computing area could be improved if the students of basic education, elementary or high school, had contact with computing as a science. However, when in the training cycle computing science could be presented to these students of basic education? In order to show the importance of computing science and to facilitate the teaching and the learning of this area, this paper describes the application of computing science unplugged with students of upper elementary education. The results of this experiment indicate that the seventh year was the moment that best responded to the content worked in the classroom.
URI: repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/375
Aparece nas coleções:ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências de Ensino da Computação Desplugada em diferentes....pdf117,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com