O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/375
Título: | Experiências de ensino da computação desplugada em diferentes séries da educação fundamental maior |
Autor(es): | RAIOL, Alberto Alan LIMA, Ana Carina SARGES, João SANTOS, Rafael BEZERRA, Fábio de Lima |
Palavras-chave: | Computação - Educação básica - ensino Computação desplugada Computação - Método de ensino Computação - Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | Congresso da Sociedade Brasileira de Computação/Workshop sobre Educação em Computação |
Citação: | RAIOL, Alberto Alan et al. Experiências de ensino da computação desplugada em diferentes séries da educação fundamental maior. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 36., 2016 / WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 24., 2016. Anais... Porto Alegre, RS: 2016. |
Resumo: | O estudo da computação é visto como algo complexo e que possui conceitos de difícil abstração. Esta leitura da área da computação poderia ser melhorada se os alunos da educação básica, do ensino fundamental ou médio, tiverem o contato com a computação como uma ciência. No entanto, em que momento do ciclo de formação a computação ao poderia ser apresentada a esse alunado da educação básica? Com a intenção de mostrar a importância da computação e facilitar o ensino e o aprendizado desta área, o presente trabalho relata a aplicação da Computação Desplugada como método de ensino bem aceito pelos estudantes do ensino fundamental maior. Os resultados dessa experiência apontam que o sétimo ano foi a série que melhor respondeu bem ao conteúdo trabalhado em sala de aula. |
Abstract: | The study of computing is seen as complex and of hard abstraction. This understanding of computing area could be improved if the students of basic education, elementary or high school, had contact with computing as a science. However, when in the training cycle computing science could be presented to these students of basic education? In order to show the importance of computing science and to facilitate the teaching and the learning of this area, this paper describes the application of computing science unplugged with students of upper elementary education. The results of this experiment indicate that the seventh year was the moment that best responded to the content worked in the classroom. |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/375 |
Aparece nas coleções: | ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Experiências de Ensino da Computação Desplugada em diferentes....pdf | 117,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons