O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Título: | Programação de computadores no ensino fundamental: experiências com logo e scratch em escola pública. |
Autor(es): | BEZERRA, Fábio de Lima DIAS, Klissiomara |
Palavras-chave: | Programação de computadores - Ensino fundamental Logo - Computação - ensino Scratch Programação de computadores - Lúdico - ensino fundamental KTurtle - Ensino |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Revista Traços |
Citação: | BEZERRA, Fábio de Lima; DIAS, Klissiomara. Programação de computadores no ensino fundamental: experiências com logo e scratch em escola pública. Traços, Belém, v.14, n. 30, p. 9-19, dez. 2012. Disponível em: <http://revistas.unama.br/index.php/revistatracos/article/view/514/19>. Acesso em: 05 jun. 2018. |
Resumo: | A demanda por profissionais de computação há anos é maior que a oferta, porém o ensino da computação na educação básica ainda não é uma realidade no Brasil ou no mundo. Este artigo relata a experiência da oferta de oficinas de programação de computadores no ensino fundamental em duas escolas públicas de Belém-PA. Para tanto, em cada escola foram ofertadas duas oficinas baseadas em ambientes lúdicos de ensino de programação de computadores: o KTurtle e o Scratch. Observou-se que a oferta dessas oficinas é bem aceita pelos alunos, que responderam favoravelmente às atividades e desafios apresentados. |
Abstract: | The demand for computing professionals for years is greater than the supply, but the teaching of computing in basic education is still not a reality in Brazil or worldwide. This article reports the experience of offering workshops in computer programming in basic education in two public schools in Bethlehem PA. Therefore, in each school were offered two workshops based recreational atmosphere for teaching computer programming: KTurtle and Scratch. It was observed that the availability of these workshops is well accepted by the students, who responded favorably to the activities and challenges presented. |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/379 |
Aparece nas coleções: | ICIBE - Artigos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Programaç˜ao de Computadores no Ensino Fundamental.pdf | 81,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons