Skip navigation
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
    • Comitê Gestor do Repositório Institucional
    • Criação do Repositório Institucional
    • Divisão de Produtos Digitais - DPD
    • Política de Funcionamento do Repositório Institucional
    • Tutorial RIUFRA: Cadastro e Autodepósito
    • Termo de Autorização PDF
    • Termo de Autorização DOC
    • Citações e Referências 2023
    • Política de Indexação
    • Template Artigo
  • Feedback
  • Language
    • português
    • English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
DSpace logo

O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.


  1. Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia - RIUFRA
  2. CAMPUS SEDE
  3. ICIBE
  4. ICIBE - Artigos Científicos
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Title: Programação de computadores no ensino fundamental: experiências com logo e scratch em escola pública.
Authors: BEZERRA, Fábio de Lima
DIAS, Klissiomara
Keywords: Programação de computadores - Ensino fundamental
Logo - Computação - ensino
Scratch
Programação de computadores - Lúdico - ensino fundamental
KTurtle - Ensino
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Traços
Citation: BEZERRA, Fábio de Lima; DIAS, Klissiomara. Programação de computadores no ensino fundamental: experiências com logo e scratch em escola pública. Traços, Belém, v.14, n. 30, p. 9-19, dez. 2012. Disponível em: <http://revistas.unama.br/index.php/revistatracos/article/view/514/19>. Acesso em: 05 jun. 2018.
Resumo: A demanda por profissionais de computação há anos é maior que a oferta, porém o ensino da computação na educação básica ainda não é uma realidade no Brasil ou no mundo. Este artigo relata a experiência da oferta de oficinas de programação de computadores no ensino fundamental em duas escolas públicas de Belém-PA. Para tanto, em cada escola foram ofertadas duas oficinas baseadas em ambientes lúdicos de ensino de programação de computadores: o KTurtle e o Scratch. Observou-se que a oferta dessas oficinas é bem aceita pelos alunos, que responderam favoravelmente às atividades e desafios apresentados.
Abstract: The demand for computing professionals for years is greater than the supply, but the teaching of computing in basic education is still not a reality in Brazil or worldwide. This article reports the experience of offering workshops in computer programming in basic education in two public schools in Bethlehem PA. Therefore, in each school were offered two workshops based recreational atmosphere for teaching computer programming: KTurtle and Scratch. It was observed that the availability of these workshops is well accepted by the students, who responded favorably to the activities and challenges presented.
URI: repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Appears in Collections:ICIBE - Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programaç˜ao de Computadores no Ensino Fundamental.pdf81,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo UFRA Logo Biblioteca da UFRA Logo IBICT

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Av. Pte. Tancredo Neves, 2501. Terra Firme
CEP: 66077-830. Belém - PA - Brasil
e-mail: repositorio@ufra.edu.br/ riufra2018@gmail.com