O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/380
Título: | Resgatando a linguagem de programação Logo: Uma experiência com calouros no ensino superior |
Autor(es): | RAIOL, Alberto A. C. SARGES, João SOUZA, Aline SILVA, Sivaldo BEZERRA, Fábio de Lima |
Palavras-chave: | Programação de computadores - Ensino superior Computação - Estudantes - formação Computação - Ensino superior Linguagem de programação - Ensino |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO |
Citação: | RAIOL, Alberto A. C. et al. Resgatando a linguagem de programação Logo: uma experiência com calouros no ensino superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 23., 2015, Recife, PE. Anais... Recife, PE: 2015. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2015/011.pdf. Acesso em: 05 jun. 2018. |
Resumo: | A programação de computadores é uma atividade complexa e por isso incomoda muitos alunos que iniciam seus estudos em informática. Essa realidade acaba elevando os índices de repetência e evasão nos cursos superiores da área de computação. O presente trabalho apresenta uma proposta bem sucedida de ensino de programação de computadores desenvolvida com os calouros do curso de sistemas de informação, utilizando a linguagem de programação Logo como ferramenta de ensino. Nas duas experiências relatadas no trabalho, observamos que a participação dos alunos nas oficinas contribuiu para melhorar o desempenho em disciplina introdutória de programação, sendo que, essa melhora foi mais notável na primeira intervenção, onde os participantes se demostraram mais motivados. |
Abstract: | Computer programming is a complex activity, specilly for students who start their studies in the area of informatics. This reality has just raising the repetition and dropout rates in higher education. This paper presents a teaching proposal developed with freshmen of information systems course, using the Logo programming language as a teaching tool. In both experiments reported in the study we observedthat the group of students who participated in the workshops have performed better in introductory programming course, and that this improvement was most notable in the first experiment, where participants demonstrated more motivated. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/380 |
Aparece nas coleções: | ICIBE - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Conferências, Workshop, Seminários etc.) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resgatando a Linguagem de Programação Logo.pdf | 78,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons