O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/491
Título: | Os solos da faculdade de ciências agrárias do Pará |
Autor(es): | SANTOS, Paulo Cesar Tadeu Carneiro dos VIEIRA, Lúcio Salgado VIEIRA, Maria de Nazareth Figueiredo CARDOSO, Antônio |
Palavras-chave: | Solos - Faculdade de Ciências Agrárias do Pará Aptidão agrícola - Solos |
Data do documento: | 1983 |
Editor: | FCAP |
Citação: | SANTOS, Paulo Cesar Tadeu Carneiro dos et al. Os solos da faculdade de ciências agrárias do Pará. Belém: FCAP, 1983. (FCAP. Informe Didático; 05). |
Resumo: | O Campos da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará possui relevo dominantemente plano, geologia quaternária, precipitação pluviométrica anual de 2770 mm, sem período seco definido e cobertura vegetal latifoliada secundária e de gramíneas, além de áreas experimentais. Os solos mapeados foram o Latossolo Amarelo álico, textura média, o Concrecionário Laterítico álico, o Plintossolo álico, os Glei Pouco Húmicos eutróficos e distróficos e os Hidromórficos Indiscriminados, os dois últimos componentes das várzeas do rio Guamá. Pela avaliação edafológica dos solos verificou-se que são todos ácidos, com pH em água variando de 4,3 a 4,7 no Latossolo Amarelo de 4,5 a 4,9 no Concrecionário Laterítico, de 4,6 a 4,9 no Plintossolo e de 4,2 a 5,2 no Glei Pouco Húmico. O maior valor de matéria orgânica (2,24%) apareceu no horizonte Ap do Latossolo Amarelo, sendo o menor valor devido ao Concrecionário Laterítico. Dos solos estudados somente o Glei possui argila de atividade alta; nos demais solos a dominância da troca iônica é devida a matéria orgânica. Todos os solos, com exceção do Glei Pouco Húmico eutrófico apresentam baixa soma de bases, baixa saturação de bases, alta saturação com alumínio, desequilíbrio nas relações C/N, Ca/Ng e Ca/K e fósforo assimilável bastante baixo. Estes dados possibilitaram também uma avaliação de aptidão agro-silvo-pastoril das classes de solos nos sistemas de manejo tradicional, semi-tecnificado e tecnificado. |
Abstract: | The Faculdade de Ciências Agrárias do Pará campus has a dominantly flat relief, quaternary geology, annual pluviometric precipitation of 2770mm, without determined dry season, latifoliate vegetal secondary cover and grasses, besides experimental areas. The studied soils were alie Yellow Latosol, mediun texture, alic Concretionary Lateritic Soils, alic Plinthosol, eutrophic and dystrophic Low Humic Gley and Indiscriminated Hydromorphic Soils; the last two constituent of Guamá river holms. By the soils edaphologic valuation, it was found out that ali are acid, with pH in water varying between 4.3 to 4.7 in Yellow Latosol, 4.5 to 4.9 in Concretionary Lateritic Soil, 4.6 to 4.9 in Plinthosol and 4.2 to 5.2 in Low Humic Gley. The largest value of organic matters (2,24%] was found in Yellow Latosol, and the smallest value was in Concretionary Lateritic Soil. Among studied soils, only Gley has clay of high activity in other soils, the ions change dominance is caused by organic matters. All soils, except eutrophic Low Humic Gley, showed low basis sum, low basis saturation, high aluminum saturation, unstability in relation C/N, Ca/Ng. Ca/K and very low assimilable P. The data gave also a valuation of agro-silvo -pasturage of soils, in traditional systems of technical and semitechnical nanagement. |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/491 |
Aparece nas coleções: | EDUFRA - Informe Didático FCAP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INFORME DIDÁTICO - Nº 05.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons