O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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Título: | Análise de solos para ciências agrárias |
Autor(es): | SILVA, Sérgio Brasão e |
Palavras-chave: | Solos – Análise química Solos – Análise física Solos – Análise - interpretação Solos – amostragem Solos – Adubação |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | EDUFRA |
Citação: | SILVA, Sérgio Brasão e. Análise de solos para ciências agrárias. 2. ed. Belém: EDUFRA, 2018. 174 p. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/609. Acesso em: . |
Resumo: | APRESENTAÇÃO: Esta segunda edição é lançada com o título “Análise de solos para ciências agrárias”, em virtude de que seu objetivo é majoritariamente agrário e é orientado para o aproveitamento do solo visando o plantio. A partir da edição do Livro “Análise de Solos” de 2003 e do seu esgotamento, ficamos surpresos com a procura que este livro teve, demonstrando o interesse existente em determinações químicas e físicas aplicadas à questão ambiental e agronômica da avaliação do solo. A análise de solo no Brasil tem procedimentos divulgados pela EMBRAPA visando uniformizar os procedimentos de análise. No entanto, em virtude de existirem características diferentes nas diversas regiões do Brasil, adaptações regionais são feitas aos métodos. Estas adaptações são aceitas, por adequar os métodos às estas características regionais, e também por não alterarem significativamente o fundamento da metodologia empregada. A análise química dos solos intensificou-se no Brasil a partir da década de 1960 (VETORI, 1969; GUIMARÃES et al., 1970; BLOISE; MOREIRA, 1976; EMBRAPA, 1979), com o crescimento da agricultura, empregando e adaptando métodos analíticos empregados internacionalmente na época (JACKSON, 1958; CHAPMAN; PRATT, 1973; BLACK, 1965). Os procedimentos foram mais tarde uniformizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA, 2009; EMBRAPA, 2011), que até os dias atuais utiliza estes métodos clássicos de forma atualizada. A utilização da metodologia adotada pela EMBRAPA possui o bom alvitre de uniformizar e padronizar esta atividade, e, por conseguinte, facilitar a interpretação dos resultados. No entanto, para realizar esta interpretação, tabelas regionais deverão ser empregadas sempre que possível, para obter interpretação dos resultados e a recomendação de adubação adequada à realidade local. Para este livro, a metodologia descrita, é a mesma empregada e divulgada pela EMBRAPA, sendo que, entretanto, acrescentados comentários sobre novas metodologias que são empregadas em laboratórios de pesquisa no Brasil, como o método para a determinação de carbono e nitrogênio e enxofre. Como este livro possui o objetivo de poder retirar dúvidas dos estudantes sobre o processo de realizar as determinações químicas e físicas em amostras de solo, estas são apresentadas em dois momentos. Todas as análises são demonstradas em sequência, em detalhes operacionais, e a explicação dos procedimentos empregadas, serão encontradas no capítulo referente a estas metodologias. As atividades relativas às determinações químicas e físicas da análise de solo, representam apenas uma etapa deste processo de avaliação. É necessário conhecer as etapas que são realizadas antes destas determinações, e também as que são realizadas após à análise. Dentre estas etapas, destacamos a amostragem, e também, conhecimentos prévios, a serem adotados no laboratório, para garantir ao aluno, o bom andamento das análises. Posteriormente à determinação, seguem informações e tabelas regionais para auxiliar a interpretação da análise do solo. Este trabalho procura atender esta demanda de ensino, que, no entanto, é importante ressalvar, que o público não qualificado, que utiliza os serviços de análise de solo, deve sempre procurar profissionais habilitados para realizar, tanto as amostragens necessárias ao diagnóstico, a determinação, e finalmente a interpretação correta dos resultados obtidos. Esperamos ter atingido o objetivo principal desta obra, de ser didática na apresentação dos métodos, permitindo que o aluno e o profissional graduado possam compreender as etapas empregadas antes e durante a realização da análise, permitindo a interpretação dos resultados com critérios profissionais. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/609 |
Aparece nas coleções: | FCAP/EDUFRA - Livros |
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