O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650
Title: | A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. |
Authors: | SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza |
Keywords: | Metodologias Ativas Peer Instuction Ensino Ativo Educação Contábil - Ensino Ativo Ciências contábeis - Metodologias Ativas |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UNB / FACE / Departamento de Ciências Contábeis |
Citation: | SARDEIRO, Luciana da Silva Moraes; SOUZA, Paulo Vitor Souza de Souza. A Peer Instruction no ensino ativo da contabilidade. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 4.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CCGUnB, 1., 2018, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: UNB, 2009. Realizado de 28 a 30 de novembro de 2018. Método de Pesquisa: MET 2 – Estudo de Caso/Campo. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650. Acesso em: . |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar se há melhoria no desempenho apresentado e percebido pelos estudantes no Curso de Ciências Contábeis através do uso da metodologia ativa do Peer Instruction (PI) auxiliada pela aplicação de questionário em forma de jogo na plataforma educacional Kahoot. O desenho metodológico adota o método de abordagem dialético do tipo qualitativo, classificado quanto aos objetivos como exploratório. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior privada brasileira e com uma técnica que coleta os dados por meio da análise das interações de grupos focais ao se discutir alguns tópicos sugerido na metodologia da PI. A amostra foi constituída de 34 estudantes voluntários. Os resultados indicam que existem indícios de que o uso da PI auxiliado pelo Kahoot em grupos focais contribui com a melhoria do desempenho no aprendizado. |
Abstract: | This article aims to verify if there is improvement in the performance presented and perceived by students in the Course of Accounting Sciences through the use of the active methodology of Peer Instruction (PI) aided by the application of questionnaire in game form in the educational platform Kahoot. The methodological design adopts the method of dialectic approach of the qualitative type, classified as exploratory objectives. The study was carried out in a Brazilian private higher education institution and with a technique that collects the data through the analysis of the interactions of focus groups when discussing some topics suggested in the IP methodology. The sample consisted of 34 volunteer students. The results indicate that there are indications that the use of Kahoot-assisted PI in focus groups contributes to improving learning performance. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/650 |
Appears in Collections: | Capanema - Trabalhos apresentados em eventos (Congressos, Seminários etc.) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Peer Instruction no Ensino Ativo da Contabilidade.pdf | 294,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License