O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713
Title: | Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos. |
Advisor: | PALHA, Maria das Dores Correia |
Authors: | ROSA, Paula Cristina Reale Bastos |
Keywords: | Etnozoologia - Educação Ambiental Educação Ambiental Etnozoologia - Educação Ambiental - indicadores Quantitativos Censo Etnozoológico |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | UFRA |
Citation: | ROSA, Paula Cristina Reale Bastos. Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos. Orientadora: Maria das Dores Correia Palha. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal na Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2012. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta-se na forma de uma Pesquisa-ação desenvolvida em Escolas Públicas de diferentes contextos espaciais, ambientais e educacionais do município de Belém, Pará. Os estudos e ações propostos almejam conhecer as interações homem-animal-ambiente e ampliar a consciência ecológica das comunidades escolares pesquisadas, fazendo uso da aliança entre dois temas alvo; a Educação Ambiental e as Relações Etnozoológicas, temas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Bio-Fauna da UFRA/ISARH. A notável carência de parâmetros quantitativos para se avaliar os resultados dos esforços em Educação Ambiental impulsionou esta abordagem inovadora, cuja metodologia proporciona análises quantitativas estabelecidas a partir de uma grade de indicadores, validados a partir do tratamento estatístico de três instrumentos importantes; o perfil socioeconômico e cultural dos alunos, construído após aplicação de questionário aos Pais ou Responsáveis, as dinâmicas etnozoológicas e os agravos de saúde registrados nas fichas de justificativas de falta destes alunos, contribuindo para apontar focos estratégicos, a partir de análise estatística multivariada, para onde centralizar os esforços em educação e saúde de forma a torná-los mais eficientes. |
Abstract: | This dissertation presents itself as an action research developed in Public Schools of different spatial contexts, environmental and educational in Belém, Pará studies and proposed actions aim to understand the human-animal interactions, environment and increase the ecological awareness school communities surveyed, making use of the alliance between the two instruments; Environmental Education and Etnozoológicas relations, research themes of the Research Group Bio-Fauna of UFRA/ISARH. The notable lack of quantitative parameters to evaluate the results of efforts in environmental education promoted this innovative approach, which provides quantitative analysis methodology established from a grid of indicators, validated from the statistical treatment of three important instruments; sociodemographic and students' cultural, built after a questionnaire to Parents or Guardians, the dynamics etnozoológicas health and injuries recorded in the records of excuses of lack of students, contributing to aim strategic focuses, from multivariate statistical analysis, where to focus efforts in education and health order to make them more efficient. |
URI: | repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713 |
Appears in Collections: | Dissertações - Saúde e Produção Animal na Amazônia (Belém) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia.....pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License