O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
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http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971
Título: | Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia |
Autor(es): | GONÇALVES, Janae (org.) MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.) MIRANDA, Andrea da Silva (org.) MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.) |
Palavras-chave: | Formação de Professores Acessibilidade PARFOR/UFRA Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia ACESSAR/UFRA |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | UFRA/Belém |
Citação: | SEMINÁRIO PARFOR/UFRA, 4.; SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, 2., 2017. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: . |
Resumo: | É com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. |
URI: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971 |
Aparece nas coleções: | FCAP/EDUFRA - Livros |
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