O Repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (RIUFRA) é um dispositivo de armazenamento e disseminação das obras intelectuais da UFRA, produzidas no âmbito das atividades de pesquisa, ensino e extensão da instituição. É composto de documentos em formato digital, provenientes das atividades desenvolvidas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRA e por obras elaboradas a partir de convênio ou colaboração entre a instituição e outros órgãos publicados em autoria e/ou coautoria.
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2020-04-14T22:54:31Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T22:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SEMINÁRIO PARFOR/UFRA, 4.; SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, 2., 2017. Belém: EDUFRA, 2017. 350 p. Formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7295-116-6. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/971 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | en_US |
dc.publisher | UFRA/Belém | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Edição Digital; | - |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Formação de Professores | en_US |
dc.subject | Acessibilidade | en_US |
dc.subject | PARFOR/UFRA | en_US |
dc.subject | Seminário Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia | en_US |
dc.subject | ACESSAR/UFRA | en_US |
dc.title | Anais do IV Seminário PARFOR/UFRA: II Seminário Amazônico de acessibilidade, inclusão e tecnologia: formação de professores: desafios para acessibilidade, inclusão e tecnologia | en_US |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2747017560926709 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0462734548870684 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0376285432699286 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5366692380553498 | pt_BR |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Janae (org.) | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Maria de Nazaré Martins (org.) | - |
dc.contributor.author | MIRANDA, Andrea da Silva (org.) | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Cláudia Solange Rossi (org.) | - |
dc.description.resumo | É com imensa satisfação que a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES / MEC, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR/UFRA e o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA realizam no período de 13 e 14 de julho de 2017, em Belém do Pará, o IV SEMINÁRIO DO PARFOR/UFRA E O II SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA, com a finalidade de proporcionarem ambientes para a socialização de conhecimentos pedagógicos, onde serão compartilhadas e divulgadas experiências entre alunos, professores e pesquisadores à formulação coletiva de proposições para a melhoria da prática docente, propiciando e oportunizando a inclusão dos profissionais envolvidos com a educação na ambiência acadêmico-científica. O nosso desejo, enquanto instituição de ensino superior, em desenvolver atividades capazes de modificar positivamente a realidade escolar deste Estado, foi o que nos levou a executar o PARFOR/UFRA, este que é um grande programa de formação de professores, e que vem sendo abraçado por todos desta Universidade, bem como institucionalizar o ACESSAR/UFRA, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento humano das pessoas com deficiência da comunidade em geral, garantindo a acessibilidade, através das ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura. Iniciamos o PARFOR em maio de 2010 com o Curso de Licenciatura em Computação. Tínhamos duas turmas, uma no município de Bragança e outra em Dom Eliseu. Hoje após sete anos de execução, contamos com 46 turmas formadas e 31 turmas em andamento, perfazendo assim, 77 turmas de 2010 a 2017. Nesse período de execução do PARFOR, atravessamos muitas estradas de chão, de rios e céus deste Estado que é desafiador por sua grandiosidade e especificidade. Assim, para superar esses desafios foi necessário traçarmos um pacto num regime de colaboração entre a Capes, a Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretarias de Educação dos Municípios e graças a essas parcerias e com todo o desenvolvimento institucional da UFRA é que podemos afirmar que o PARFOR é um programa de SUCESSO. Em relação a inclusão e acessibilidade, através do ACESSAR, institucionalizado pelo CONSAD em 2012, a UFRA vem fazendo o seu “dever de casa” discutindo com sua comunidade sobre o acesso metodológico, instrumental, atitudinal, comunicacional e programático, considerando os diferentes tipos de deficiência. Hoje, nós que fazemos a UFRA, mais precisamente através da Coordenação Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFRA e do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia - ACESSAR/UFRA, parabenizamos a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC, pela gestão, execução e fomento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, bem como aos dirigentes municipais e a toda comunidade Ufraniana, sobretudo as equipes Parfor, Acessar, colaboradores e todos os demais que contribuíram para coroar de êxito à realização do evento, desejando que todos continuem nessa caminhada em prol da melhoria da qualidade do ensino em nosso Estado. | en_US |
Aparece nas coleções: | FCAP/EDUFRA - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Seminário PARFOR-UFRA...pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons